108 detentos são aprovados em prova de conclusão dos estudos em Goiás

A Unidade Prisional Regional (UPR) de Caldas Novas foi a que teve o maior número de aprovações, com 69 aprovações

108 detentos são aprovados em prova de conclusão dos estudos em Goiás
A Unidade Prisional Regional (UPR) de Caldas Novas foi a que teve o maior número de aprovações, com 69 aprovações (Foto: Divulgação – Dgap)

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou, nesta quinta-feira (27), que 108 detentos de Goiás foram aprovados no Encceja Nacional PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). A prova foi aplicada em outubro do ano passado para pessoas que estão presas e que não conseguiram concluir os estudos, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio. Aqueles que foram aprovados têm a possibilidade de receber o certificado de conclusão dos níveis escolares interrompidos.

Os mais de 100 custodiados integralmente aprovados fazem parte da 4ª Coordenação Regional Prisional (CRP). A Unidade Prisional Regional (UPR) de Caldas Novas foi a que teve o maior número de aprovações; dos 164 presos inscritos, 69 passaram no exame.

O diretor da UPR de Itumbiara, Renan Gonçalves, salientou que a aplicação das provas é essencial para contribuir na política de ressocialização. “O incentivo aos estudos é um instrumento que oferece oportunidades, expectativas positivas de futuro e vontade de aprender sempre mais. A educação é um mecanismo propulsor de mudanças sociais e também gera um senso de utilidade para as pessoas”, pontou Renan.

108 detentos são aprovados em prova de conclusão dos estudos em Goiás

108 detentos são aprovados em prova de conclusão dos estudos em Goiás (Foto: Divulgação – Dgap)

Saiba mais sobre a prova de conclusão dos estudos para detentos

O Encceja consiste em um programa criado pelo Governo Federal em 2002. A aplicação das provas é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação.

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional.

Leia Mais

Criança de 5 anos morre de Covid-19 em Santa Helena de Goiás

Prefeitura de Crixás é vítima de golpe via Pix

Polícia apreende adolescente pela 4º vez por tráfico de drogas em Itumbiara

Família de motorista da Urban que sofreu atentado em Anápolis passa por necessidades e espera respostas

*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.