Abertas inscrições para gestores escolares da Rede Municipal de Anápolis

A eleição será no dia 26 de novembro nas unidades escolares e acontecerá pelo sistema criado pela Prefeitura de Anápolis.

Abertas inscrições para gestores escolares da Rede Municipal de Anápolis
Foto: Reprodução

Segue até o dia 22 de outubro o prazo para inscrições de candidatura para gestor escolar das unidades da Rede Municipal de Educação de Anápolis. Os cargos serão para o biênio 2022-2023.

Os interessados precisam ser professor efetivo da rede, ter atuado por no mínimo três anos como docente em qualquer unidade de ensino e estar modulado no mínimo há dois anos consecutivos na unidade de ensino em que pretende concorrer, além de ter sido aprovado na formação para gestor escolar.

A eleição será realizada no dia 26 de novembro nas unidades escolares e acontecerá através de um sistema criado pela Diretoria de Sistemas da Prefeitura com a Secretaria Municipal de Educação.

A escolha dos gestores é feita por meio de eleição. Os votantes são: profissional da educação modulado e/ou em efetivo exercício, pai ou responsável por estudantes matriculados na unidade de ensino, estudantes do Ensino Fundamental a partir do 5º Ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A escolha para gestor escolar representa a democracia no âmbito da comunidade escolar, fazendo com que todos os protagonistas possam participar diretamente desse processo. Desta forma, aquele que melhor atende as demandas da comunidade e o perfil de gestão, é escolhido de forma unânime e representa a Secretaria dentro de cada unidade de ensino”, pontua a secretária de Educação, Eerizania de Freitas.

Os estudantes até o 4º ano deverão ser representados por um responsável na hora da votação. Já aqueles a partir do 5º ano e os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão votar. Um sistema foi elaborado para que os servidores e toda a comunidade escolar possa eleger seu candidato, que terá um mandato de 2 anos, sendo permitidas três reeleições consecutivas.

Cronograma das eleições
08 a 22/10 – Registro da candidatura na Unidade de Ensino;
04/11 – Homologação das candidaturas;
04/11 a 24/11 – Campanha Eleitoral;
26/11 – Eleições na Rede Municipal de Ensino e resultado da votação;
15/12 – Homologação do resultado final após recursos.