Ação no Araguaia termina sem registro de aglomerações

Ação ocorreu em Aruanã, entre os dias 21 e 23 de agosto

A Polícia Civil realizou, no último fim de semana, a segunda etapa da Operação Cancelamento Temporada do Araguaia 2020, que objetiva verificar o cumprimento do decreto estadual que proíbe as aglomerações nas regiões do Rio Araguaia, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A ação ocorreu em Aruanã entre os dias 21, sexta-feira, e 23, domingo, deste mês de agosto, e percorreu aproximadamente 300 km entre os rios Vermelho e Araguaia, por meio de embarcação fluvial.

De acordo com a delegada responsável, Lara Moreira, apenas situações permitidas pelo decreto de nº 9.674/2020 foram registradas, sem nenhum transgressão. “Notamos que a população está consciente quanto ao decreto. Foram constatadas apenas estruturas de apenas uma família, o que é autorizado pelo decreto, e nenhum aglomeração. Foi mais um trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto do que o nosso trabalho já tradicional”, explicou Lara.

A delegada conta que ainda não há previsão para novas etapas da operação, o que só deve ocorrer, segundo ela, “se houver demanda”. A primeira etapa ocorreu em Aruanã e no distrito de Luiz Alves, entre os dias 17 a 20 de julho.