Aos 210 anos, Campinas recebe administração municipal de Goiânia nesta quarta (8)

Transferência simbólica acontece em homenagem ao aniversário do Setor, que é considerado berço histórico de Goiânia

O Setor Campinas completa 210 anos de existência e, como homenagem, recebe a administração municipal de Goiânia nesta quarta-feira (8). (Foto: reprodução)

O Setor Campinas completa, nesta quarta-feira (8), 210 anos de existência. Em homenagem ao bairro, a capital Goiânia será transferida simbolicamente para a ‘Campininha’, considerada berço histórico da cidade. Celebrações neste ano tiveram de ser canceladas em razão da pandemia do novo coronavírus.

A transferência da capital para o setor ocorre nesta manhã, no auditório da Matriz de Campinas. Assim, a Prefeitura de Goiânia e a Câmara Municipal funcionarão, simbolicamente, junto à Praça Joaquim Lúcio, em Campinas. O ato simbólico e político foi proposto pelo vereador Anselmo Pereira (MDB).

Em razão da pandemia da covid-19, a Sessão Solene Especial em homenagem ao bairro teve de ser cancelada. Outras celebrações também foram canceladas para evitar aglomeração e propagação do vírus.

História

Fundada em 1810 como Arrarial de Campinas, o bairro é considerado um marco na construção de Goiânia e teve participação crucial no desenvolvimento da capital. Constituído na Fazenda Barro Preto, o vilarejo foi povoado por um grupo que buscava ouro e era comandado por Joaquim Gomes da Silva Gerais.

Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bom Fim, atual cidade de Silvânia. Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos mais tarde, em 1914, ganhou sua emancipação política tornando-se então um município brasileiro do Estado de Goiás.

A vida como novo município, no entanto, foi curta. Em 1933, a cidade foi escolhida pelo então governador do Estado, Pedro Ludovico Teixeira, para ser a base de apoio dos trabalhadores para a construção da nova capital goiana e, em 1935, ‘Campininha” foi definitivamente transformada em um bairro goianiense. Hoje, o setor Campinas é um dos bairros mais importantes de Goiânia, com destaque para o forte comércio da região.