Aparecida amplia vacinação contra Influenza para todos os grupos prioritários

Imunizante está disponível em 37 postos para idosos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, entre outros

vacina
Foto: Enio Medeiros - Divulgação

A prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou a vacinação contra a Influenza, nesta semana, para todos os grupos prioritários contemplados pela Campanha de 2022. Até então, apenas idosos e trabalhadores da saúde estavam autorizados a receber a vacina. A imunização é gratuita e está disponível em 37 postos fixos da cidade.

A decisão beneficia crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede de ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades. Esses grupos devem procurar os locais de vacinação com documentos pessoais em mãos, bem como, se necessário, com algum comprovante da situação que coloque a pessoa nos grupos prioritários.

Povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional também serão contemplados.

Como já ocorre em todos os anos, ao final dessa etapa da campanha, em 3 de junho, a vacinação contra a gripe será aberta para toda a população.

“Nesses primeiros dois meses priorizamos as pessoas com mais riscos de contaminação e de complicações pela doença. Por isso, é muito importante que os grupos prioritários aproveitem a oportunidade e se vacinem logo, antes do inverno, época mais propícia a doenças respiratórias. Logo em seguida, se o Ministério da Saúde autorizar, abrimos a imunização para todos os demais interessados, enquanto durar o estoque”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Proteção renovada

A gestora lembra ainda que a vacinação contra a Influenza é anual, independentemente da época em que os moradores receberam a última aplicação: “todas as pessoas que se vacinaram contra a gripe com doses da Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, precisam retornar agora, quando chegar a sua vez, para receber essa dose de 2022, que protege contra novas cepas”.

Renata Cordeiro explica que a vacina contra a influenza é atualizada todos os anos, de acordo com os vírus em circulação: “O imunizante do SUS é trivalente e confere proteção contra os vírus H1N1, H3N2, e o vírus B. Seguro, ele previne casos graves e mortes. Quem costuma receber essa vacina já sabe dos benefícios e não fica sem!”

Postos de Vacinação

Em Aparecida a vacinação está disponível em 37 postos. São 36 salas em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, e a Central de Imunização, que fica aberta de segunda a sábado, das 8 às 18h. Confira a lista completa:

Central de Imunização;
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Independência Mansões;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Jardim Tiradentes;
UBS Madre Germana;
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul II;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Jardim Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santa Luzia;
UBS Santo André;
UBS Veiga Jardim.