Aparecida de Goiânia antecipa dose de reforço de vacina contra Covid-19 para quatro meses

A antecipação segue recomendação do Ministério da Saúde e é uma estratégia nacional que visa aumentar a proteção de todos os brasileiros contra a variante ômicron

Aparecida de Goiânia antecipa dose de reforço de vacina contra Covid-19 para quatro meses
Proteção contra Covid beira 100% com terceira dose de vacina, diz estudo (Foto: Prefeitura de Aparecida - Divulgação)

Assim como anunciado na capital, Aparecida de Goiânia também antecipa, a partir desta segunda-feira (20), o intervalo para aplicação de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para quatro meses. Até então, o prazo adotado no município era de cinco meses. A antecipação segue recomendação do Ministério da Saúde e é uma estratégia nacional que visa aumentar a proteção de todos os brasileiros contra a variante ômicron.

Moradores que tenham recebido a segunda dose da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há 120 dias receberão o reforço com o imunizante da Pfizer. O serviço está disponível em 38 postos. Já aqueles que receberam a dose da Janssen há quatro meses, receberão o reforço do mesmo fabricante. O serviço está disponível em dois postos: Drive da Cidade Administrativa e Central de Imunização.

Em Aparecida não é necessário agendar a vacinação. A primeira dose pode ser aplicada em qualquer pessoa acima de 12 anos mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Para receber a segunda dose, basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Variante ômicron em Aparecida de Goiânia

É bom lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia identificou dois novos casos de variante ômicron do coronavírus Sars-Cov-2. Os pacientes são um homem de 51 anos que teve contato com um dos dois primeiros casos confirmados da variante e uma mulher de 48 anos que participou do evento religioso em Goiânia. Com a identificação desses dois casos, o município totaliza quatro registros de ômicron, todos eles relacionados entre si.

As autoridades estadual e municipal recomendam a vacinação de toda a população para evitar que a nova variante possa escapar da vacinação. Além disso, os casos entre os não vacinados são mais graves do que entre imunizados.

Onde tomar a dose de reforço em Aparecida de Goiânia?

Os moradores podem procurar a vacinação contra a Covid nas seguintes UBS’s abaixo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já a Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8 às 12 horas.

UBS Alto Paraíso
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Expansul
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Boa Esperança
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Tiradentes
UBS Madre Germana
UBS Nova Olinda
UBS Papillon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul II
UBS Residencial Anhambi
UBS Residencial Garavelo Park
UBS Retiro do Bosque
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim
UBS Vila Delfiore