Aparecida terá aulão preparatório para o Enem no sábado (27) – veja como participar

Evento preparatório para segunda etapa do Enem é gratuito e tem vagas limitadas

Aulão preparatório para Enem é gratuito e tem vagas limitadas (Foto: Claudivino Antunes -SecomAparecida)
Aulão preparatório para Enem é gratuito e tem vagas limitadas (Foto: Claudivino Antunes -SecomAparecida)

A cidade de Aparecida terá um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo sábado (27). O evento é gratuito e acontece das 8h às 12h, no Residencial Village Garavelo. A iniciativa visa preparar os estudantes para a segunda etapa da prova, que será aplicada no domingo (28). As inscrições podem ser feitas aqui.

O aulão será realizado no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) de Aparecida de Goiânia. Serão ministradas aulas de Matemática e Ciências da Natureza, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Aparecida no YouTube. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura do município e o curso Jubé Preparatório.

Confira as dicas para se dar bem na segunda etapa do Enem!

De acordo com o diretor do Jubé Preparatório, professor Samuel Jubé, o foco do aluno para a segunda etapa do Enem no domingo deve ser a revisão do conteúdo que aprendeu durante o ano. “Não é mais o momento de aprender conteúdos novos ou complicados e sim, de revisar aquilo que já foi aprendido durante o ano.”, diz o professor.

Além disso, Samuel afirma que é preciso fazer uma autoanálise de como foi o desempenho na primeira etapa do exame. “O candidato deve analisar como ele fez a primeira etapa do exame e avaliar tudo aquilo que deu certo, para tentar manter na segunda etapa. O aluno também deve observar tudo aquilo que deu errado para tentar melhorar, principalmente na questão da gestão do tempo de prova”, afirma Samuel.

O diretor do curso preparatório ainda destaca que para fazer a melhor gestão de tempo de prova, o candidato sempre deve iniciar a prova pelas questões que mais tem facilidade. “Começar a prova por questões que o aluno tem facilidade faz com que o candidato se desgaste menos no decorrer do tempo de prova, tanto psicologicamente quanto fisicamente”

Matemática representa 50% das questões da prova

O professor lembra que as questões de matemática representam 50% da prova e por isso, no período de revisão, deve se dar uma maior atenção aos conteúdos relacionados à matéria. A segunda etapa do Enem é composta por 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza que misturam conteúdos de biologia, física e química.

“Quando falamos em matemática, é importante destacar que o aluno deve priorizar a revisão de conteúdos básicos como divisões, regras de três, probabilidade e estatística porque são conteúdos que estão sempre presentes nas provas do Enem”.

O endereço eletrônico para inscrição no aulão também ficará disponível no Instagram e Facebook da Prefeitura de Aparecida. As vagas são limitadas. “Os estudantes terão a oportunidade de revisar conteúdos e aprimorar conhecimentos específicos. E, claro, tirar dúvidas e fomentar o aprendizado”, afirmou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.