Aplicativo começa a encaminhar pacientes de Goiás para testes de Covid-19

Após se cadastrar no aplicativo “Dados do Bem” e receber o encaminhamento para a realização RT-PCR, o paciente poderá ir até o HCamp de Goiânia e fazer o teste

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19
Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia, localizado no Setor Parque Santa Rita, está realizando testes de Coronavírus (Covid-19) por meio do aplicativo Dados do Bem desde terça-feira (28). Para fazer o exame basta se cadastrar no aplicativo e receber o encaminhamento. Os testes serão realizados na modalidade drive thru.

De acordo com o Governo de Goiás, o aplicativo já começou a notificar os pacientes que responderam ao questionário disponível na ferramenta e que apresentam sintomas da doença.  A coleta terá início em Goiânia, onde estão nove mil dos quase 16 mil casos registrados no Estado.

Entretanto, o governador Ronaldo Caiado explica que o projeto estende-se, a partir de agora, para outras 19 cidades, além da capital, que já firmaram convênio com o Governo de Goiás para ampliar a realização da testagem e promover o isolamento dos pacientes que testaram positivo.

“Vamos poder agora acompanhar a trajetória do vírus e isolar as pessoas que deram positivo, junto com aqueles que estão próximos a ela. Assim, teremos uma capacidade de diminuir a velocidade de contaminação e monitorar essas pessoas”, esclareceu Caiado.

O governador ainda disse que a meta é alcançar 78 municípios, que foram pré-selecionados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). 

Como fazer o teste em Goiânia

No Hospital de Campanha de Goiânia, a capacidade é de 140 coletas por dia e o exame deve ser agendado entre ás 8h e 17h, para evitar aglomeração de pessoas no local. Os testes para pacientes que não estão internados serão feitos por meio do drive-thru.

Para agendar basta baixar o app gratuitamente e fazer uma autoavaliação, que consiste em responder perguntas simples sobre sintomas e quadro de saúde. Baseada nas respostas a ferramenta seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito.

Caso o resultado seja positivo, o infectado apontará até cinco pessoas com quem ele tem mais contato. Cada um desses indicados receberá uma mensagem no celular, com o voucher, e será convidado a também fazer o teste.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira