FolhaPress

Baleias jubarte são encontradas mortas em praias de SP e PR no mesmo dia

Ambas já estavam em estado avançado de decomposição

Baleias jubarte são encontradas mortas em praias de SP e PR no mesmo dia - Duas baleias jubarte foram encontradas mortas em praias dos litorais de São Paulo e Paraná nesta terça (18). Um dos casos aconteceu em
Baleias jubarte são encontradas mortas em praias de SP e PR no mesmo dia (Foto: Reprodução/LEC)

Duas baleias jubarte foram encontradas mortas em praias dos litorais de São Paulo e Paraná nesta terça (18). Um dos casos aconteceu em Praia Grande (SP), no bairro Aviação, enquanto o outro ocorreu na Ilha do Mel (PR). Ambas já estavam em estado avançado de decomposição.

De acordo com o Instituto Biopesca de São Paulo, a baleia registrada em Praia Grande era fêmea, jovem, com 7,23 metros de comprimento e peso estimado de aproximadamente 5,5 toneladas. Esta foi a primeira ocorrência de um animal desta espécie na região.

“Nesta época, as baleias jubarte vindas das áreas de alimentação, nas regiões polares como a Antártida, passam pela região a caminho de uma de suas áreas de reprodução, no litoral nordeste no Brasil. Alguns animais que acabam morrendo por diferentes causas, podem encalhar nas praias ao longo deste percurso”, explicou o médico veterinário e coordenador geral do Instituto Rodrigo Valle.

Já no Paraná, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) informou que o animal encontrado na ilha possuía aproximadamente 13 metros de comprimento. O peso da baleia não foi divulgado. Segundo a instituição, a equipe técnica ainda está realizando trabalho em campo.

No estado paranaense, desde o início do monitoramento, já foram registrados encalhes de 13 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

Polícia procura serial killer que se compara ao Coringa no Sul do país; leia.