Bibliotecas goianas ganham livros no Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Além das doações destinadas às bibliotecas goianas, também acontece mostra fotográfica gratuita

Bibliotecas goianas recebem doação de livros no Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Bibliotecas goianas serão contempladas com obras sobre conjuntos de edifícios, monumentos, sítios arqueológicos, manifestações, modos de fazer, saberes e expressões (Foto: Divulgação - acervo Iphan GO)

Para celebrar o Dia do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, bibliotecas goianas serão beneficiadas pelo Circuito Literário Iphan Goiás nos Municípios, um projeto realizado pelo Iphan-GO e Governo do Estado de Goiás.

A ação visa doar obras referentes ao Patrimônio Cultural de Goiás e de outras regiões do país, às bibliotecas dos 246 municípios goianos. A estimativa é de que pelo menos 9 mil obras sejam distribuídas.

O evento será realizado na sede da superintendência do Iphan-GO, com presença de autoridades e prefeitos municipais, que receberão as doações e serão encarregados de distribuí-las entre as bibliotecas de seus municípios.

Dentre elas, estão obras sobre conjuntos de edifícios, monumentos, sítios arqueológicos, manifestações, saberes e expressões e muito mais.

Segundo Larissa Peixoto, presidente do Iphan: “Estamos muito felizes em realizar esse projeto que vai levar conhecimento sobre o Patrimônio Cultural à população de Goiás, contribuindo com o acesso à cidadania plena por meio das bibliotecas goianas“.

Para Allyson Cabral, superintendente do Iphan-Go, a iniciativa vai aproximar a comunidade das publicações e das formas de preservação de nosso Patrimônio Cultural, já que todos os municípios receberão obras valiosíssimas para integrar seus acervos.

Bibliotecas goianas ganham livros como fonte de inspiração

Bibliotecas goianas recebem doação de livros no Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Os livros podem ser utilizados para estudo, pesquisa e até mesmo como fonte de inspiração (Foto: Divulgação)

Um dos objetivos do projeto Circuito Literário é promover aceso público às obras do Patrimônio Cultural. Assim, podem ser consultadas por educadores, alunos e pela sociedade em geral, como fonte de pesquisa e aprendizado.

Além disso, os livros que serão recebidos pelas bibliotecas goianas também podem ser utilizados como fonte de inspiração.

Para isso, um exemplo é administradora em turismo e professora universitária, Karine Rezende Brandão. Ela conta que foi a publicação “Goiânia Art Déco” que fez aflorar sua paixão já adquirida no curso de turismo, e que a motivou a empreender.

A publicação instigou minhas habilidades e me fez enxergar um talento que hoje virou uma das minhas principais fontes de renda“, conta Karine.

E assim nasceu a Coleção de Vasos Art Déco – Design em Cerâmica, inspirada nas imagens dos edifícios inseridos no Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2003.

Dia do Patrimônio Cultural também é marcado por exposição fotográfica em Goiânia

Exposição Fotográfica Goiás de Encantos também celebra a data

Estação Ferroviária de Goiânia (Foto: Divulgação – Valéria Batista)

Além das doações literárias para bibliotecas goianas, o Dia do Patrimônio Cultural também será marcado por uma exposição fotográfica na sede da superintendência do Iphan-GO.

A “Exposição Fotográfica Goiás de Encantos“, do coletivo Click Goiânia, terá participação de onze fotógrafos, que irão expor seus registros sobre o Patrimônio Cultural local, entre outras paisagens do estado.

A mostra ficará disponível no espaço entre os dias 17 e 24 de agosto (segunda a sexta), com acesso gratuito, das 8h às 12h, e também das 13h às 17h.

O Click Goiânia é um projeto cultural que vem se destacando no cenário goiano, com o objetivo de compartilhar as mais belas paisagens do estado com um olhar fotográfico, sempre de forma coletiva.

Assim, o grupo realiza saídas fotográficas e, em seguida, também promove exposições para apresentar os registros. Vale super a pena conferir!

Serviço

Lançamento do Circuito Literário, com doações para bibliotecas goianas, e abertura da Exposição Fotográfica Goiás de Encantos

Data: 17/08 (terça-feira)

Horário: 15h

Local: sede da superintendência do Iphan em Goiás

Exposição: visitação do dia 17 a 24 de agosto de 2021

De segunda a sexta-feira, das 08h à 12h – 13h às 17h | entrada gratuita

Leia também: