Black Friday; especialistas alertam consumidores sobre compras em Anápolis

Valores dos produtos com 20%, 30% e 50% estão espalhados por todo comercio da cidade

Comercio aquecido para compras de final de ano.
Novembro é um dos meses mais esperados pelos comerciantes e consumidores que buscam descontos especiais. Foto: Paulo Pires/GES

A Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, é uma das datas comerciais mais esperada do ano. Em Anápolis, o comércio já apresenta vários descontos em produtos e serviços. Nesse período das promoções, especialistas alertam consumidores sobre os descontos.

Sempre realizada em um período onde os consumidores estão recebendo o 13º salário, o mercado se aquece com as compras. Contudo, especialistas alertam para pesquisas de preços com antecedência e que a busca em diferentes lojas do comercio é importante.

“O ideal é que o consumidor pesquise os preços antes de efetuar as compras, e que, com pelo menos duas semanas antes, visite lojas e sites diferentes, veja as condições de venda e as especificações do produto. Há alguns sites que fazem o monitoramento do preço e poderão auxiliar o consumidor”, conta Dra. Pauliene Araújo, especialista em direito do consumidor.

A especialista alerta ainda que durante a Black Friday é muito comum ver propagandas alarmantes de descontos que nem sempre são um valor inferior. Essa prática é ilegal e o consumidor pode notificar o Procon sobre casos de práticas abusivas.

O diretor do Procon Anápolis,  Wilson Velasco, diz que medidas estão sendo tomadas para proteger o consumidor. “Já fizemos um mapeamento de 500 itens de três eles, joias, perfumes, óculos, eletrônicos, pneus, eletrodomésticos, roupas, sapatos. Começamos a registrar os preços desde o mês de agosto, e mensalmente vamos acompanhado esses itens e suas variações para verificar se o desconto oferecido é real”, afirmou.

O dia “D” da Black Friday é no dia 26 de novembro e ainda irá apresentar grande movimentações nos comércios locais. Valores com 20%, 30% e 50% estão espalhados por todos os cantos nesse mês e os consumidores que buscam compras estão aproveitando.

Bruna Ariadne compõe o programa de estágio do Mais Anápolis sob supervisão de Palloma Pires.