Black Friday: Procon intensifica fiscalização em Centro de Anápolis

Às vésperas da Black Friday, serviço acontece das 9h às 16h na Praça Americano do Brasil para dar suporte ao consumidor

Às vésperas da Black Friday, serviço acontece das 9h às 16h para dar suporte ao consumidor (Foto: Procon Anápolis)
Às vésperas da Black Friday, serviço acontece das 9h às 16h para dar suporte ao consumidor (Foto: Procon Anápolis)

Na temporada de promoções da Black Friday, o Procon Anápolis disponibiliza atendimento móvel na Praça Americano do Brasil, no centro da cidade, até sexta-feira(26) de 9h às 16h.

“A estratégia de levar o serviço para uma área de grande atividade comercial é estar mais próximo do consumidor durante as compras de fim de ano”, comenta Wilson Velasco, diretor do Procon Anápolis.

Para o técnico em defesa do consumidor, Pedro Henrique Fonseca, o consumidor que irá às compras deve se atentar às possíveis ofertas enganosas. “Nós fizemos um levantamento há 30 dias atrás do valor de alguns produtos, e amanhã iremos retornar para fiscalizar os mesmos para saber se existe uma propaganda enganosa”, explica Fonseca.

O técnico alerta para a lei estadual 19607/2017, que obriga o fornecedor a informar ao consumidor o histórico de preços de produto ou serviço a respeito do qual exista publicidade ou qualquer tipo de anúncio veiculado promoção ou liquidação.

Recentemente o Procon Anápolis realizou a segunda edição da Feira de Renegociação de Dívidas para devolver o crédito ao consumidor, e de acordo com órgão a ação pretende garantir que as compras de fim de ano não tragam dores de cabeça futuras.

O atendimento móvel do Procon é o mesmo oferecido na sede do órgão. Os agentes tiram dúvidas, dão orientações e recebem denúncias dos consumidores.

Fiscalização se estenderá aos shoppings em ação do Procon Goiás

Os setores de atendimento e de fiscalização do Procon Goiás trabalharão em regime de plantão nesta sexta (26), para apurar as denúncias dos consumidores e coibir irregularidades. O horário de fiscalização foi ampliado para atender as denúncias e será realizado no período das 10 às 22 horas.

Neste ano, quatro equipes de fiscais vão se deslocar para os principais shopping centers do Estado, localizados em Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia. O outlet localizado no município de Alexânia, a 119 quilômetros de Goiânia, também será fiscalizado.

Além de verificar as possíveis infrações às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, as equipes averiguarão o2 respeito aos ditames impostos pela Lei Estadual n° 19.607/2017, que obriga fornecedores, no Estado de Goiás, a informar ao consumidor o histórico de preços de produtos e serviços em promoção dos últimos 12 meses.