Apitou começou

A joia do Corinthians que saiu de Aruanã

Autor do gol diante do São Paulo, Adson nasceu no Vale do Araguaia

Adson comemora gol em clássico paulista
Adson comemora gol em clássico paulista. Foto: Marcos Ribolli

O gol marcado, de cabeça, no empate com o São Paulo (1×1) confirma que Adson, de 21 anos, está entre as principais revelações do Corinthians e do Campeonato Brasileiro. Adson é goiano e, por uma casualidade, teve que mudar a cidade natal na certidão de nascimento. É que, por falta de vaga no hospital de Aruanã, a mãe, dona Raquel, professora da rede municipal, teve que ir de ambulância para dar a luz na cidade de Goiás, a 250 quilômetros de distância. No caminho, porém, a bolsa estourou e Adson nasceu em Araguapaz, como consta na certidão.

Na verdade, o menino viveu os primeiros anos de vida e deu os primeiros chutes e dribles em Aruanã. A joia do Corinthians foi descoberta pelo empresário Gil Pimentel, que viu no garoto, um craque acima da média. Talento assim, merecia um grande clube e Gil conseguiu que ele fizesse um teste no Real Madri, quando tinha apenas 13 anos. Após 25 dias na Espanha, Adson, que era raquítico, 1,42 m de altura e 32 quilos, retornou ao Brasil.

Gil conta que o jogador tinha a maturação óssea atrasada e que teve que investir em um tratamento com nutricionista e endocrinologista. Só um medicamento, indicado por um médico espanhol, custava cerca de R$ 2 mil e 800 por mês. Hoje ele tem 1,71 m e pesa 64 quilos. A família veio para Goiânia e Adson disputou o Campeonato Goiano sub-20 pelo Jaraguá, em 2017. O pai, Adílson Soares, chegou a trabalhar como roupeiro do Vila Nova.

Outra providência de Gil Pimentel foi contratar uma empresa para produzir material de vídeo, mostrando a genialidade do atleta. Em parceria com outros agentes – o ex-jogador Roni e Fábio Melo – o empresário o negociou com o Corinthians , ainda em 2017. Adson vai conquistando espaço na equipe titular e ganha projeção no mercado internacional. A família retornou para Aruanã, onde o jogador agora faz os primeiros investimentos.