BASTIDORES DO PODER

Baldy insiste na tese de candidaturas avulsas ao Senado

Pré-candidato ao Senado e aliado do governador Ronaldo Caiado, o presidente do PP estadual, Alexandre…

Presidente do PP Goiás, Baldy vê reeleição de Lira na Câmara consolidada, mas fala em atenção
Alexandre Baldy (Foto: Reprodução - Facebook)

Pré-candidato ao Senado e aliado do governador Ronaldo Caiado, o presidente do PP estadual, Alexandre Baldy, insiste na tese de candidaturas avulsas. “Teremos 4 ou 5 candidatos trabalhando para eleger o governador Ronaldo Caiado e o presidente Jair Bolsonaro”, afirma à coluna. A declaração vem um dia depois do movimento de deputados estaduais e vereadores de Goiânia – inclusive do PP – defendendo o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSD), como candidato ao Senado na chapa do governador. “(Lissauer) é mais um grande nome para estar conosco”, afirma Baldy, que conclui dizendo: “não dependo de ninguém pata ser candidato ”

Afunilamento

À Rádio Sagres, Lissauer defendeu o diálogo entre os pré-candidatos ao Senado para afunilar em um nome e “não levar só problema” para o governador.

Fila grande

Pleiteiam a vaga de candidato ao Senado na chapa do governador: Lissauer, Baldy, os deputados federais João Campos (Republicanos) e Delegado Waldir (UB), além do senador Luiz do Carmo (PSC)]

Tal qual

A avaliação do meio político é que a jogada dos deputados estaduais da base e dos vereadores em enviarem um ofício ao governador Ronaldo Caiado pedindo para que Lissauer Vieira (PSD) seja o candidato ao Senado na chapa governista se assemelha ao movimento que os prefeitos do MDB fizeram, em agosto do ano passado, ao escrever uma carta pedindo para que Daniel Vilela aceitasse ser o candidato a vice do governador.

Resposta

O movimento foi lido como resposta ao deputado federal João Campos, que filiou Sandro Mabel ao Republicanos, e ao senador Vanderlan Cardoso que pressionou o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pelozzo, em recuar ao apoio que declarou ao governador, na última segunda-feira.

Voltando atrás

Declaração de Pelozzo, de que, entre os pré-candidato declarados, apoia Caiado, incomodou Vanderlan, a ponto de o prefeito contatar a imprensa para explicar que, se Vanderlan for candidato, o apoiará.

Bolsonarismo goiano

Como pano de fundo de toda essa movimentação, está a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro em Goiás. Bolsonaro declarou apoio a Vitor Hugo, do PL. E recebeu sinais de Caiado, Gustavo Mendanha e Vanderlan Cardoso, esse o mais fervoroso bolsonarista, depois de Vitor Hugo.

Escalada

Filha de Maguito Vilela, Vanessa Vilela foi escalada para falar em nome da família na inauguração do prédio novo da Assembleia, que leva o nome do pai. A avaliação é de que uma fala de Daniel Vilela poderia ser lida como política.