Eleições 2022

Presidente do PSDB de Goiás afirma que seu partido teve forte capacidade de diálogo com PT no Estado

“Nada pode ser intransponível entre líderes que têm princípios em comum importantes como o respeito…

Presidente do PSDB de Goiás afirma que seu partido teve forte capacidade de diálogo com PT no Estado
Foto: Reprodução - Facebook

“Nada pode ser intransponível entre líderes que têm princípios em comum importantes como o respeito à democracia, o respeito à Constituição e, o mais importante de todos, o querer fazer bem às pessoas.” Foi com essa frase que o ex-governador de Goiás e presidente licenciado do PSDB estadual, José Eliton, defendeu o diálogo entre o seu partido com o PT durante conversa com o Mais Goiás. Para ele, é hora de fazer uma ampla frente de oposição, tanto em nível estadual como nacionalmente, aos atuais governos. A coluna indagou sobre as declarações do ex-governador Marconi Perillo, forte liderança do partido em Goiás, sobre não existir possibilidade de uma aliança com o Partido dos Trabalhadores. Eliton respondeu que o PSDB é um conjunto de pessoas e o debate sobre as alianças é um “debate partidário”, e defendeu uma discussão política com o partido do ex-presidente Lula. “Há uma diferença entre uma discussão política e uma aliança eleitoral, mas pode até uma derivar para a outra.” Ele relembrou ainda a boa convivência entre os partidos em Goiás durante os governos tucanos e uma “forte capacidade de diálogo” entre eles. “Na campanha de Marconi de 1998, o PT esteve ao lado do ex-governador no segundo turno”. E citou sua boa relação com representantes importantes do PT como a deputada estadual Adriana Accorsi e os ex-prefeitos de Goiânia Paulo Garcia e Pedro Wilson. “É bom lembrar que Marconi teve uma ótima relação, por exemplo, com a ex-presidente Dilma.” O ex-governador disse ainda que existem diferenças entre PSDB e PT em vários aspectos na forma de conduzir o país, mas isso não é um impeditivo para que haja uma convergência entre eles.

Moderado

Para o ex-governador goiano, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o nome mais indicado para ser o candidato do PSDB nas eleições presidenciais do ano que vem porque ele não tem um discurso radicalizado e isso equilibraria a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Íntegra

A entrevista completa será disponibilizada no podcast do Mais Goiás, Poder em Jogo, no Spotify.

Pré-campanha

Durante o jantar dos deputados da base com o governador Ronaldo Caiado, os parlamentares pediram estrutura maior de trabalho, além das emendas impositivas, para atender os municípios que representam.

Cachimbo da paz

A coluna apurou que o clima do jantar foi “amistoso” e o governador agradeceu ao empenho dos deputados pela aprovação dos projetos enviados pelo governo.

Prêmio

O suplente de deputado, Maycllyn Carreiro (PRTB), que ocupou a cadeira de deputado estadual até este mês, pleiteia a vice-presidência da Agehab. Ele conta com o apoio da maioria dos deputados para assumir o cargo.

Curioso

O que Maycllyn quer é justamente o que motivou a demissão do ex-vice presidente da pasta, Luiz Sampaio. E, curioso, conta com o apoio dos colegas – os mesmos que motivaram a demissão do outro.

Bônus

Em sua breve passagem pela Assembleia, Maycllyn foi um fiel defensor das pautas do governo na Casa. À coluna, ele afirmou que pretende disputar novamente um cargo de deputado estadual.

Pleiteando

O presidente do MDB em Anápolis, Márcio Corrêa, se reuniu nesta terça-feira (16) com o ministro João Roma (Cidadania) para tratar de investimentos e projetos do governo federal para Anápolis, especialmente na área do esporte, que está sob a gestão do ministério. Mesmo sem mandato, Márcio é um dos nomes do MDB para disputar uma cadeira na Câmara Federal no ano que vem.