Energia Goiás

Enel entrega subestação que vai atender Ipameri, Pires do Rio e Campo Alegre

Investimento foi feito em parceria com grupo especializado em produzir óleo, álcool e energia

Subestação Paineiras, inaugurada nesta terça (29) pela Enel (Foto: Reprodução)
Subestação Paineiras, inaugurada nesta terça (29) pela Enel (Foto: Reprodução)

A Enel entregou nesta terça (29) a subestação Paineiras, que vai atender Ipameri, Pires do Rio e Campo Alegre. O investimento é de R$ 50 milhões e foi feito em parceria com o grupo Lasa Lago Azul, especializado na produção de óleo, álcool e energia. Além da subestação, a Enel também colocou para funcionar uma nova linha de distribuição de alta tensão, que tem 55 km de extensão e liga Paineiras à subestação Pires do Rio.

Paineiras atenderá demanda reprimida na região, ou seja: a partir dela, a distribuidora conseguirá atender solicitações de liberação ou aumento de carga. Do ponto de vista econômico, a subestação vai possibilitar a expansão de negócios, especialmente em propriedades rurais. Está prevista para 2025 a construção de cerca de 113 km de novas redes de média tensão para compor o sistema.

Técnico opera subestação Paineiras (Foto: Reprodução)

A subestação Paineiras tem um transformador com potência suficiente para suportar projetos futuros de expansão na região. Ela recebeu também dois novos bancos capacitores, que servem para regular a tensão e melhorar a qualidade da energia que chega ao consumidor.

De acordo com o diretor-presidente da Lasa, Paulo Gontijo, o investimento feito no sistema vai permitir a implantação, em Ipameri, de uma usina termoelétrica com capacidade de geração de 15 MW, prevista para entrar em operação em 2023. ”Essa usina vai reforçar ainda mais o sistema e é resultado de um investimento de R$ 150 milhões. Com ela teremos condições de exportar energia produzida na região”, ressalta.

Em função da pandemia, a cerimônia de inauguração aconteceu em ambiente virtual.

Veja vídeo produzido pela Enel sobre a subestação: