Comportamento

2022 é o ano para tirar Ele do comando

No ano que vem urge tirar alguém do comando. Não é o cara que você…

A criação de Adão - Michelangelo - Capela Sistina
A criação de Adão - Michelangelo - Capela Sistina

No ano que vem urge tirar alguém do comando. Não é o cara que você está pensando. Esse também precisa ser retirado em 2022. Em outubro, para ser mais preciso. E se tudo der certo cairá fora da cadeira que nunca deveria ter sentado. Estou falando de algo maior, mais difícil. Até por que envolve questões metafísicas. Sim, precisamos tirar Deus do comando no ano vindouro.

De forma geral, não gosto de quem terceiriza decisões. Prefiro quem monta no boi, segura no chifre do bicho e resolve o problema. Não dá para ficar contando com os outros nem em coisas chinfrins do dia a dia como, sei lá, trazer uma pamonha numa tarde chuvosa, imagine todo o controle de sua existência. Não caia nessa.

Convenhamos, Deus é um cara bastante atarefado. Criador e responsável onipotente por todo Universo, a pauta a ser cumprida é extensa. Vai que quando você precisa de uma decisão cabal em sua vida, Ele está ocupado com um problema brutal que está rolando em uma galáxia milhares de anos-luz da Terra? É mais prudente você mesmo estar com o guidão de sua existência nas próprias mãos.

Além disso, aprendi com esses coachs picaretas de finanças pessoais que o que importa de verdade é o tal “skin in the game”. Traduzindo, arriscando a própria pele no jogo. Ou em tradução vulgar, colocando o seu na reta. Não dá para cobrar isso de Deus, né? Como Força Suprema, Ele sequer tem pele. E também não tem o que colocar na reta. Ele não tem muito a perder caso algo dê errado sob Seu comando. Só você.

Por fim, Deus lhe concedeu o livre arbítrio justamente para que você não O incomode com as coisinhas miúdas de sua vidinha ordinária. Ele, com Sua infinita sabedoria, lhe deu o cartão com a senha e as letrinhas para você tocar sua existência. Foi como se dissesse: “daqui em diante é com você, meu filho”. Mas tal qual esses adultos vergonhosos de vinte e poucos anos que moram com os pais, você vai deixando Ele no comando. Não seja esse tipo de pessoa.

E certamente Ele vai lhe agradecer por toda a eternidade.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: A criação de Adão – Michelangelo – Capela Sistina