Política

Bolsonaro jogou a casca de banana e Caiado não pode escorregar nela

Quase fico com pena de Ronaldo Caiado quando vejo Jair Bolsonaro ameaçar não assinar o…

Caiado dirá em entrevista com Bial que não deve apoiar Bolsonaro, afirma colunista (Foto: Reprodução - Twitter)
(Foto: Reprodução - Twitter)

Quase fico com pena de Ronaldo Caiado quando vejo Jair Bolsonaro ameaçar não assinar o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) de Goiás. Quase dá dó. Quase. Dizem que quem pariu Mateus que o embale, não é mesmo? Caiado não pariu Bolsonaro, é preciso ser justo. Mas, médico que é, o governador agiu como obstetra para a existência desse presidente. Ajudou muito no parto. Logo, também tem responsabilidade de embalar o menino birrento que é Bolsonaro.

Na inacreditável live de quinta-feira, ao lado do major Vitor Hugo, Bolsonaro disse que prefere esperar um pouco antes de assinar o RRF. Ele disse que precisa entender melhor do que se trata o projeto. É claro que o presidente sabe de tudo que está no RFF. Ele diz isso para atormentar Caiado. E atinge seu intento com louvor.

Bolsonaro liga as dificuldades econômicas goianas ao isolamento social imposto pela pandemia. Qualquer um com dois neurônios sabe que isso é conversa fiada. Caiado batalha pelo RFF antes de existir pandemia e nem sabermos que diabo era covid-19.

Como o aliado Vitor Hugo sonha em ser o próximo inquilino do Palácio das Esmeraldas, Bolsonaro dificulta para Caiado com intenções políticas, para ajudar o deputado aliado na disputa que pode acontecer no ano que vem.

Se tivéssemos agora o Caiado de outrora, o pau já estaria quebrando. Essa provocação barata de Bolsonaro apanharia mais que Judas no Sábado de Aleluia. Mas aquele Caiado não existe mais. Ele agora está pianinho. O governador sabe que não pode encrencar pois depende da sanção presidencial para ter acesso às benesses estipuladas pelo RFF. Por isso engole a seco as provocações que partem do Planalto.

Caiado pisa em ovos e diz que Bolsonaro está mal assessorado. Andar no fio da navalha e medir palavras nunca foi a especialidade do governador. Mas é o que tem pra hoje. Perguntinha: será que Caiado já se arrependeu de ter ajudado no parto desse Mateus que só lhe traz dor de cabeça?

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução – Twitter