Kossa Aqui

Dicas para quem tiver queimado a cara

Nada como uma solução caseira para quem se deu mal e se queimou por algum motivo

AGU pede que TSE rejeite ação de investigação contra Bolsonaro por escândalo no MEC (Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Por graças do bom Pai, nunca tive uma queimadura séria na vida. Daquelas de precisar ir para o hospital, fazer raspagem, deixar a parte do corpo coberta, deixar marcas após a cicatrização. Minha total solidariedade com quem já enfrentou tamanha bronca. Até hoje, consegui escapar desse sério problema. E com essa sorte que até hoje me acompanhou pretendo morrer daqui umas décadas. Contudo, é impossível chegar ao meio da vida como eu sem ter umas queimaduras pequenas, causadas por vacilo no percurso.

Na grelha do churrasco, fritando pastel, encostando na panela quente, tomando choque que deixa bolha nos dedos… Percalços que sempre resolvi com remédios caseiros.

Quando pequeno, falavam para passar pasta dental na queimadura que aliviaria a dor. Eu apertava o tubo de metal da Kolynos sem dó na torcida da dor passar. Não adiantava de nada. Imagine o tanto que seria engraçado um doido aí que está com a cara queimada com a cabeça toda branca de Kolynos?

Outra dica que recebi foi espremer casca de banana em cima da queimadura para sarar mais rápido. Preciso ser sincero, essa estratégia estranha até que adiantava um pouco. Não sei se por encher a barriga de banana antes da execução ou por ter mesmo efeito anestésico. Sei lá. O que sei é que tem gente que pisa em tanta casca de banana que não terá dificuldade em esfregar o que sobra na própria cara toda queimada.

Certa vez, minha avó preparou uma meleca… Calma aí, deixe-me ser chique: um blend de babosa com mel como remédio para queimaduras. Também dava alívio, preciso reconhecer. O duro era aguentar aquela gosma esquisita escorrendo pela pele. Seria bem divertido ver um fulaninho aí com a cara queimada toda gosmenta depois de se besuntar dessa mistura.

E a dica final que deixo é: jamais pense em colocar a cara no fogo pela honestidade de alguém. Vai que o pastor, ops, o rapaz faz bobagem e você tenha que encarar alguma dessas soluções caseiras com a cara toda queimada.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Agência Brasil