Entretenimento

Nada a ver esse carnaval em abril

Carnaval no mês de abril, aproveitando o emenda do feriado de Tiradentes é um equívoco.…

Escolas de samba desfilam no fim de semana em Goiânia
Os desfiles seguem na capital até domingo (Foto: Divulgação)

Carnaval no mês de abril, aproveitando o emenda do feriado de Tiradentes é um equívoco. Ok, entendo a questão econômica envolvendo a estrutura gigantesca da indústria das escolas de samba. Ok, entendo a necessidade de gerar fatos para movimentar cidades turísticas. Ok, entendo a ânsia por diversão de quem levou a sério o isolamento social ao longo da pandemia. Compreendo tudo isso. Mas mudar festas e adaptar feriados ao longo do calendário me parece passar da conta. Não é razoável.

Qual o próximo passo? Passar as festas juninas para agosto para movimentar um mês que não tem feriado? Transferir a Independência do Brasil para o 1º de abril para ficar mais condizente? Mudar o Dia dos Namorados para o 02 de novembro de Finados pela proximidade conceitual entre namoro e óbito? Acho que vocês estão indo longe demais com a palhaçadinha.

O econômico é justificativa para quase tudo que é atrocidade. Já me cansei de ver defesa de coisas estapafúrdias calcadas na bazófia de que aquilo ajudaria a economia. É reforma trabalhista que não trouxe benefício algum, é cobrança por bagagens nos aviões falando que iria baratear as passagens, é papinho furado de liberaloide cretino de que privatização vai melhorar preços e serviços. Tudo conversa fiada.

Não tenho convicção de que ajeitar um carnafake em abril aumenta o movimento que esses espaços turísticos já teriam em um feriadão emendado. E o melhor: sem forçar a barrar com a folia extemporânea. Excetuando a já citada peculiaridade das escolas de samba, creio que para o restante dos segmentos não muda muita coisa.

Quem é de festa iria festar do mesmo jeito, quem tem dinheiro para viajar viajaria do mesmo jeito, quem curte retiro religioso vai orar do mesmo jeito.

Mas se a moda de mudar as festas para a data que melhor se encaixem no calendário, não abro mão do Natal em julho. Dá uma distância boa para o réveillon, pega o inverno aqui no hemisfério sul e a gente ainda veria o bom velhinho nas areias do Araguaia em Aruanã.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação / Mais Goiás