Política

Pronto para ver aquela enxurrada de candidatos em sua televisão?

Já pode colocar aí na sua agenda: dia 26 de agosto começa o horário eleitoral.…

Já pode colocar aí na sua agenda: dia 26 de agosto começa o horário eleitoral. A grade do rádio e da televisão será interrompida para o blocão de candidatos com suas mensagens, sorrisos e promessas. A programação ao longo do dia também será salpicada pelas pílulas que entram no meio dos comerciais com os candidatos dando seus recados.

Existe um consenso entre analistas de que o peso da TV e rádio não é o mesmo de disputas passadas, mas está longe de ser irrelevante.

Para candidatos menos conhecidos e de primeira viagem, é o momento em que a população fica sabendo quem é aquela figura que lhe pede o voto. A pessoa ganha cara, corpo e voz perante o eleitor. Isso pode ser importante para a disputa de outubro, mas também serve como ativo para pleitos futuros.

Já para aquelas figurinhas de outros carnavais, é a hora do cara rememorar uma relação que estava adormecida. É quando o candidato joga aquele “oi, sumido!” para o eleitor. Dizem que o golpe está aí e cai quem quer, não é mesmo?

Para estes, além de relembrar a opinião pública que o candidato existe, é importante também pra reforçar um discurso, mudar um posicionamento, destacar um amadurecimento, apresentar novas alianças.

Entre novatos e veteranos, todo mundo precisa ter o que dizer. Se o candidato não tem o que vender, cá entre nós, nem deveria estar na disputa.

As eleições de 2018 mostraram que a televisão e o rádio não são mais determinantes. Mas 2022 não é 2018. O que serviu para quatro anos atrás pode não ser o que encaixa hoje. O encanto com as redes sociais não é o mesmo de outrora. E nem mesmo elas são a terra sem lei que vimos. Bom, ao menos é isso que prometeu o Xandão no discurso de posse no TSE.

Vamos observar quem vai ousar na estratégia de marketing eleitoral. Vamos ver quem vai encaixar um discurso. Vamos rir de quem vai virar meme. E vamos principalmente acompanhar quem será bem sucedido com a vitória em outubro.

Os dados foram lançados. Agora é haja coração!

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: reprodução