Kossa Aqui

Viu a lista dos podcasts mais ouvidos em 2021?

Podcasts mais ouvidos em 2021 no Spotify revelam interesses do brasileiro

Spotify apresenta instabilidade e falhas nesta terça-feira (16)
(Foto: Divulgação)

Já está se tornou tradição: quando o Spotify divulga a lista dos mais ouvidos do ano, as redes sociais se enchem de prints desses dados. Todo mundo quer compartilhar aquilo que mais ouviu, artistas preferidos, o que bateu no seu coração. Se pessoalmente existe uma ligação sentimental, os números revelam também um bom tanto da identidade dos usuários do mais popular aplicativo de streaming de áudios.

Os cinco podcasts mais ouvidos em 2021 no Spotify são a cara do Brasil. A partir dessa lista é possível compreender o que faz a cabeça de um percentual expressivo do nosso povo.

Pelo segundo ano consecutivo, o podcast Horóscopo Hoje lidera a lista. O que é totalmente compreensível. O Brasil é um país onde a astrologia é assunto introdutório da conversa, tal qual o clima, o resultado do futebol ou a novela. Todo mundo sabe um pouco (ou até mesmo um tantão) sobre as características de cada um dos signos do zodíaco. Os episódios diários do podcast são curtos, de até dois minutos, e remetem à tradição das rádios de sempre ler o horóscopo do dia para os ouvintes.

Em segundo lugar, uma surpresa: Mano a Mano. Capitaneado por Mano Brown, em cada episódio o rapper recebe um convidado para uma conversa longa, de mais de uma hora, sobre o que der na telha. Naquele fluxo contínuo e um tanto quanto aleatório de ideias que caiu no gosto da audiência da internet de uns tempos pra cá.

E justamente esse interesse por papos extensos e meio sem rumo que coloca o Flow Podcast na terceira colocação. Monark e Igor levaram para o Spotify o inconteste sucesso que já têm no Youtube.

A transposição do sucesso nos vídeos para o Spotify também explica o quarto colocado. PrimoCast traz entrevistas longas sobre negócios, empreendedorismo e dicas de investimento. Em um país de desemprego estratosférico e inflação galopante, é compreensível o interesse por economia em linguagem simples, longe do “economês”.

Por fim, a quinta colocação ficou com o Café da Manhã, uma produção da Folha de São Paulo. O podcast usa da chancela de uma das mais tradicionais empresas de mídia do Brasil para levar informação diária ao público.

Sou ouvinte de alguns desses e reconheço os méritos para estarem nessa concorrida lista. No meu gosto, não são meus preferidos. Mas é inegável a qualidade.

Desses aí, qual você é ouvinte? E qual podcast você gosta que não está na lista dos mais ouvidos?

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação