Telemania

Bilheteria EUA: ‘Duna’ estreia em primeiro lugar com $ 40 milhões

Outra estreia da semana, a animação "Ron Bugado" fracassou e ficou apena em quinto lugar

(Foto: Reprodução/Warner Bros.)

“Duna”, adaptação do épico de ficção científica de Frank Herbert, estreou em US $ 40,1 milhões nas bilheterias norte-americanas. É um começo respeitável, dada a pandemia em curso e a estreia nos cinemas não convencional do filme. Além de tocar em 4.125 cinemas dos EUA, “Duna” (como todos os filmes da Warner Bros. em 2021) estreou simultaneamente no HBO Max, o que pode ter tirado uma parte das vendas gerais de ingressos.

Em um marco para o estúdio, “Duna” conseguiu a maior contagem de três dias para a Warner Bros. desde que a empresa começou sua estratégia diária na HBO Max. “Godzilla vs. Kong”, que marcou um recorde da pandemia com US $ 31 milhões em abril, já havia alcançado esse limite. Nos meses intermediários, filmes esperados como “O Esquadrão Suicida”, “Space Jam: Um Novo Legado” e a adaptação musical de “Em Um Bairro de Nova York” não corresponderam às expectativas de bilheteria enquanto eram oferecidos simultaneamente no HBO Max.

Globalmente, “Duna” ultrapassou a marca de US $ 200 milhões depois de abrir anteriormente em muitos mercados pelo mundo. Um novo mercado foi a China, onde o filme, distribuído lá pela Legendary e sua parceira Wanda, estreou com US $ 21,6 milhões (um novo aumento de casos COVID está causando bloqueios em 8 ou 9 províncias, incluindo partes de Pequim).

“Estou sorrindo”, disse o presidente de distribuição doméstica da Warner Bros., Jeff Goldstein, na manhã de domingo. “Os expositores estão emocionados. A melhor parte é que os fãs estão adorando o que estão vendo. Eles estão adorando a experiência da tela grande. Foi um fim de semana vencedor para os amantes do cinema.”

Outra novidade nos cinemas neste fim de semana é aventura animada da Disney “Ron Bugado” que fracassou com apenas US $ 7,3 milhões em 3.560 cinemas na América do Norte. O filme para a família, centrado no aluno socialmente estranho Barney e seu amigo robô com problemas (Zach Galifianakis), foi bem recebido pelo público, o que pode ajudar na arrecadação do filme com o tempo. Apesar de ter estreado apenas nos cinemas, “Ron’ Bugado” ficou somente em quinto lugar nas bilheterias norte-americanas, atrás dos títulos remanescentes “Halloween Kills”, “007 – Sem Tempo Para Morrer” e a adaptação de quadrinhos “Venom: Tempo de Carnificina”.

Em um distante segundo lugar, a sequência de terror da Universal, “Halloween Kill – O Terror Continua”, arrecadou US $ 14 milhões em seu segundo fim de semana nos cinemas, despencando 71% desde a estreia. O filme arrecadou US $ 73 milhões na América do Norte até agora, uma vitória para o filme de terror com orçamento de US $ 20 milhões. O estúdio já anunciou que a estrela da franquia Jamie Lee Curtis retornará para o próximo longa, intitulado “Halloween Ends”, agendado para estrear em 14 de outubro de 2022.

“007 – Sem Tempo Para Morrer”, da MGM, ficou na terceira posição com mais US $ 11,8 milhões, aumentando seu total nos EUA para US $ 120 milhões. A sequência de “Venom” da Sony garantiu o quarto lugar, arrecadando mais US $ 9,1 milhões entre sexta e domingo. Depois de quatro semanas, a aventura do anti-herói estrelada por Tom Hardy acumula até o momento US $ 181 milhões no EUA.