Telemania

Crítica: O Pentavirato (minissérie) – Netflix

Não, não temos um retorno triunfal de Mike Myers à comédia - infellizmente

(Foto: Netflix)

Eu tenho uma relação atípica com Mike Myers. Ao mesmo tempo em que me divirto (e amo) a trilogia Austin Powers, e todo seu humor bobo e referencial, já não consigo me empolgar com “Quanto Mais Idiota Melhor”, que foi seu grande sucesso no início da carreira. Porém, por outro lado, eu acho divertido “O Guru do Amor”, que sim, é fraco, mas, enfim, me faz rir. Ou seja: apesar de todos os pesares, eu gosto de Mike Myers que está retornando como protagonista após quartorze anos desde que estrelou um projeto (o já citado “O Guru do Amor”, lançado em 2008).

“O Pentavirato” é uma minnissérie de comédia sobre uma sociedade secreta que vêm influenciando governos e decisões mundiais desde muitos séculos. O lema “O Pentavirato não pode ser exposto!” é o guia central do grupo cuja liderança é formada por cinco membros (daí o nome O Penta…). Mas certo dia, um jornalista canadense, para reaver a glória de sua carreira, é levado a investigar a organização e expor para o mundo o grupo secreto.

O tema é intigante e cheio de potencial, afinal, vivemos em uma época estranha onde grupos de teorias da conspiração surgem com cada vez mais frequência, e utilizam a internet como plataforma para expor teorias absurdas e, em muitos casos, saídas de um verdadeiro roteiro de 007. No entanto, infelizmente, Myers (também criador da série) não encontra o humor adequado e entrega um projeto que não funciona nem quando abraça a comédia boboca, nem quanto investe em algo mais sombrio (e com metalinguagem).

Em “O Pentavirato”, tudo é uma constante forçação para ser relevante e engraçado, e o show possibilita Myers interpretar diversos personagens ao longo dos seis episódios. Mas em projetos como “Austin Powers”, por exemplo, existe uma noção do rídiculo, e o humor infantil de Myers é eficiente dentro do mundo apresentado. Já aqui, há uma tentativa de ser mais sério e sombrio, mas o resultado não é divertido – ou engraçado.

Particularmente, eu prefiro rever “O Guru do Amor” do que recomendar “O Pentavirato”. Ao menos, diante de todos os problemas e piadas idiotas de quinta série, “O Guru do Amor” abraça o cafona e se enxaica melhor com o estilo de humor de Myers. Já aqui, temos um projeto que já cai automaticamente no esquecimento.

The Pentavirate (minissérie)/EUA – 2022

Criado por: Mike Meyers

Número de episódios: 06

Com: Mike Meyers, Lydia West, Ken Jeong, Rob Lowe…

Sinopse: The Pentaverate é uma minissérie de televisão de comédia americana criada por Mike Myers para a Netflix. É baseado em teorias da conspiração mencionadas no filme de Myers de 1993, So I Married an Axe Murderer. A série estreou em 5 de maio de 2022 e consiste em seis episódios.

O Pentavirato - Sinopse, elenco, trailer e resumo da série