Telemania

Leslie Bricusse, compositor de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, morre aos 90 anos

Bricusse ganhou inúmeros prêmios ao longo da carreira, incluindo dois Oscars

(Foto: Reprodução/ REX/Shutterstock)

Um dos maiores compositores do cinema e do teatro não está mais entre nós. Leslie Bricusse faleceu aos 90 nesta última terça-feira, 19, deixando para trás um catálogo de sucessos do cinema que vão desde músicas para o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de 1971 com Gene Wilder, “007 Contra Goldfinger”, “O Fantástico Doutor Dolittle” e muitos mais. Sua morte foi anunciada por seu filho via Instagram junto com uma homenagem.

Bricusse, nascido em Londres, era um gigante das composições para o cinema, muitas vezes trabalhando ao lado de seu parceiro criativo Anthony Newley para criar temas para algumas das maiores produções dos anos 1960 aos anos 80. Juntos, eles escreveram o tema do filme de James Bond, “Goldfinger” para Shirley Bassey, colaboraram com Sammy Davis Jr. no sucesso “The Candy Man” e “Pure Imagination”. Bricusse ganhou dois Oscars ao longo de sua ilustre carreira, um pela faixa “Talk to the Animals” de O Fantástico Dr. Doolittle” de 1967 e um por seu trabalho com Henry Mancini na trilha sonora de “Victor/Victoria” em 1982.

Alguns dos outros trabalhos notáveis ​​de Bricusse incluem a colaboração com John Berry para o tema de “You Only Live Twice”, criando o vencedor da Canção do Ano de 1963 “What Kind of Fool Am I” de Stop the World, “I Want to Get Off” com Newley, e co-escreveu “Feeling Good” da peça “The Roar of the Greasepaint – The Smell of the Crowd”. Ao longo de sua carreira, suas músicas foram tocadas por artistas de todo o espectro, de Nina Simone a Frank Sinatra e a banda de rock americana The Turtles. A vida de realizações de Bricusse rendeu-lhe uma entrada no Songwriters Hall of Fame em 1989.

Leslie Bricusse, 'Wonka' and 'Goldfinger' writer, dead at 90

Cena de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” com a música “Pure Imagination”:

Cena de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” com a música “The Candy Man”:

Tema do filme “007 Contra Goldfinger”(1964):