Telemania

Por que armas cenográficas (prop guns) podem ser perigosas?

Entenda o motivo pelo qual algumas armas cenográficas precisam de cuidado

Em um set de filmagem, uma tragédia aconteceu na vida real. A polícia diz que o ator americano Alec Baldwin disparou uma arma de apoio (arma cenográfica, conhecida em inglês como prop gun) que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza em um filme ambientado no Novo México. Eles estavam trabalhando no longa “Rust” e tudo parece ter sido outro acidente fatal de Hollywood.

Uma investigação está em andamento e ainda não sabemos o que deu errado. Um porta-voz de Baldwin disse que houve um acidente no set de filmagens envolvendo a falha de ignição de uma arma a hélice com BLANKS (balas reais modificadas para usar em filmes).

Esses incidentes são raros e as notícias surpreenderam a indústria cinematográfica. O uso de armas de fogo no set está sujeito a rígidos padrões de segurança.

“No filme que fiz recentemente, até minha arma de plástico, tive que sair, assinar todos os dias”, disse o ator australiano Rhys Muldoon. “Então é por isso que este caso em particular é tão incrivelmente desconcertante.”

Apesar de parecerem inócuos, tanto as armas auxiliares quanto os blanks podem ser perigosos. Aqui está o que sabemos sobre eles.

O que é uma arma auxiliar em um set de filmagem?

Blanks são usados ​​na indústria cinematográfica para imitar munição real. A razão pela qual elas são tão convincentes é que os espaços em branco são essencialmente balas reais modificadas.

Embora o termo “bala” seja comumente usado para descrever o que é carregado nas armas, mais apropriadamente é um cartucho que é carregado: um pacote de munição independente feito de um invólucro contendo um pó explosivo que, quando disparado, lança um projétil ou marcador. Blanks se diferenciam porque embora usem explosivos, não usam projéteis.

Uma arma auxiliar pode significar uma variedade de itens, desde armas que não funcionam até armas de cobertura. Mas também pode significar uma arma de verdade ou adaptada para disparar em branco.

Juntos, eles adicionam autenticidade às produções – dispare um branco usando uma arma de hélice e você obterá um grande estrondo, um recuo e o que é conhecido como um flash de focinho, a luz visível criada pela combustão da pólvora.