Luto

Carl Davis, compositor de ‘A Mulher do Tenente Francês’, morre aos 86 anos

Causa da morte foi uma hemorragia cerebral

O maestro e compositor norte-americano Carl Davis, que vivia no Reino Unido desde 1961, morreu em Oxford aos 86 anos.

Davis, vencedor do BAFTA, compôs músicas para mais de 100 programas de TV, criou novas partituras para concertos de filmes mudos e escreveu muitas obras de balé e concertos.

Ele era mais conhecido por seu trabalho na série de TV da BBC “Orgulho e Preconceito” (1995), estrelado por Colin Firth e Jennifer Ehle, e filmes como “A Mulher do Tenente Francês” (pelo qual ele ganhou um BAFTA), estrelado por Meryl Streep e Jeremy Irons, e “Florence – Quem É Essa Mulher?” (2016), também estrelado por Streep.

Davis, que nasceu no Brooklyn, Nova York, em 1936, também forneceu a música original para a popular série de documentários do Reino Unido, “The World At War” (1973) para a Thames Television e regeu a música tema da BBC para a cobertura da Copa do Mundo FIFA de 2006 .

No final dos anos 1970, Davis foi contratado para criar música para uma versão restaurada do épico silencioso de Abel Gance, “Napoleão”. No início dos anos 90, sua reputação o tornou a escolha número um para novas trilhas sonoras para filmes mudos. Muitos lançamentos em DVD, incluindo “Ben-Hur”, “O Fantasma da Ópera” e “Cidade das Luzes” de Charlie Chaplin, usam a música de Davis.

A família de Davis disse por meio de um comunicado de sua editora Faber Music: “Estamos com o coração partido em anunciar que Carl Davis CBE faleceu esta manhã, após uma hemorragia cerebral. Estamos muito orgulhosos de que o legado de Carl será seu impacto surpreendente na música. Um músico versátil consumado, ele foi a força motriz por trás da reinvenção do cinema mudo para esta geração e escreveu trilhas para alguns dos dramas da televisão britânica mais amados e lembrados. Ele foi um maestro e compositor de obras sinfônicas, além de um notável escritor de balé.”

Davis se casou com a atriz Jean Boht em 1970. Eles têm duas filhas e três netos.