Negócios

Lionsgate compra a eOne, da Hasbro, por $500 milhões

Transição deve ser finalizada até final do ano

A Lionsgate adquiriu as operações de TV e cinema da Entertainment One (eOne) da Hasbro por aproximadamente US$ 500 milhões. A transação deve ser concluída até o final do ano.

A notícia da venda – que foi divulgada pouco antes da chamada de ganhos do segundo trimestre de 2023 da Hasbro, marcada para a manhã de quinta-feira – chega quase quatro anos depois da data em que a Hasbro anunciou sua intenção de adquirir a eOne em um acordo de US $ 3,8 bilhões em agosto de 2019.

De acordo com um comunicado de imprensa da Hasbro, “a venda incluirá uma talentosa equipe de funcionários, uma biblioteca de conteúdo de quase 6.500 títulos, produções ativas para IPs não pertencentes à Hasbro, como ‘The Rookie’, ‘Yellowjackets’ e ‘Naked and Afraid’ franquias e o negócio sem roteiro eOne, que incluirá direitos para certos programas baseados na Hasbro como ‘Play-Doh Squished.’” A venda também inclui a participação da Hasbro nas operações canadenses de cinema e TV da eOne Canada Limited.

“Esta venda está totalmente alinhada com nossa estratégia e estamos satisfeitos em encerrar o processo com sucesso”, disse o CEO da Hasbro, Chris Cocks, em comunicado. “A equipe de gerenciamento da Lionsgate é experiente em entretenimento e hábil em gerar valor, e estamos felizes por ter encontrado um lar tão bom para nosso negócio de filmes e TV eOne. Estamos ansiosos para fazer parceria com eles, especialmente em uma adaptação cinematográfica de Banco Imobiliário”.

Cocks continuou: “O entretenimento continua sendo uma prioridade para a Hasbro. A Hasbro continuará a desenvolver e produzir entretenimento com base no rico cofre das marcas de propriedade da Hasbro. Também daremos vida a novas ideias originais projetadas para alimentar todas as áreas do plano da Hasbro, incluindo brinquedos, publicações, jogos, produtos de consumo licenciados e entretenimento baseado em localização. Como parte da venda, esperamos mudar para um modelo asset-lite para futuro entretenimento de ação live-action, contando com licenciamento e parcerias com coproduções selecionadas”.

Em novembro passado, quando a Hasbro anunciou planos de vender seus ativos eOne, a fabricante de brinquedos observou que a venda incluiria as partes das operações de TV e cinema do estúdio independente “não apoiando diretamente a estratégia de entretenimento de marca da empresa” e “a Hasbro manterá a capacidade de desenvolver e produzir animações, curtas-metragens digitais, roteiros de TV e filmes para cinema para o público relacionado ao núcleo da propriedade intelectual da Hasbro.”

ALGUNS ITENS NÃO INCLUSOS NA VENDA

Enquanto isso, IPs populares na divisão de marcas familiares, como “Peppa Pig”, “Transformers”, “Dungeons & Dragons”, “Magic: The Gathering”, “My Little Pony”, “Power Rangers”, “Play-Doh”, “Banco Imobiliário” e “Detetive” não foram apenas excluídos do acordo, mas terão “desenvolvimento significativo, capacidade de produção e financiamento” em filmes, TV, animação e curtas digitais, à medida que foram lançados na operação de licenciamento e merchandising de marcas da Hasbro.

Em preparação para a venda, a eOne vem passando por uma série de medidas de corte de custos. Em 2021, a eOne anunciou que demitiria 10% de sua equipe de cinema e televisão, seguida pela venda da divisão de música do estúdio para o The Blackstone Group por $ 385 milhões. No início de 2023, a Hasbro revelou que demitiria cerca de 15% de seu quadro de funcionários global, cerca de 1.000 posições. No mês passado, a eOne encerrou seu negócio de distribuição nos cinemas do Reino Unido.