Richard Roundtree, ator de ‘Shaft’, morre aos 81 anos
Ator estava lutando contra um câncer de pâncreas

Richard Roundtree, um ícone do cinema Blaxploitation que estrelou como o detetive John Shaft no thriller de ação de Gordon Parks de 1971, morreu na tarde de terça-feira após uma curta batalha contra o câncer de pâncreas. Ele tinha 81 anos.
Sua morte foi confirmada por Patrick McMinn, seu empresário desde 1987.
“O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de viragem para os protagonistas afro-americanos do cinema”, disse McMinn em seu comunicado. “O impacto que ele teve na indústria não pode ser exagerado.”

SUCESSO COM ‘SHAFT’
Roundtree foi um protagonista desde o início de sua vida na atuação no cinema. Depois de iniciar sua carreira como modelo, ele garantiu “Shaft” aos 28 anos, marcando sua estreia no cinema. O lançamento da MGM rendeu US$ 12 milhões em vendas de ingressos para um orçamento de US$ 500 mil, ajudando a salvar o estúdio da falência. Um grande sucesso, “Shaft” deu o tom para uma década prolífica de cinema Blaxploitation e demonstrou o fracasso histórico de Hollywood em considerar o talento negro e o público de cinema que eles poderiam alcançar.
Quando questionado sobre o rótulo de “Blaxploitation” atribuído a “Shaft” pelo New York Times numa entrevista de 2019, Roundtree expressou alguma ambiguidade sobre o termo.
“Tive o privilégio de trabalhar com o cavalheiro mais elegante que já conheci na indústria, Gordon Parks. Então, essa palavra, exploração, me ofende com qualquer apego a Gordon Parks… Sempre considerei isso negativo. Exploração. Quem está sendo explorado?” — disse Roundtree. “Mas deu trabalho para muita gente. Isso deu entrada a muitas pessoas no negócio, incluindo muitos dos nossos produtores e diretores atuais. Então, no geral, vejo isso como algo positivo.”
Duas sequências de “Shaft” foram feitas no espaço de dois anos: “Shaft’s Big Score” e “Shaft in Africa”. Em 1973, a CBS tentou uma série de televisão “Shaft” estrelada por Roundtree – uma série que durou apenas alguns episódios.
Roundtree retornou ao mundo de “Shaft” no renascimento da franquia do diretor John Singleton em 2000, estrelado por Samuel L. Jackson. Embora Jackson também tenha interpretado um detetive chamado John Shaft, seu personagem foi escrito como o sobrinho do detetive particular original de Roundtree. Ambos os atores reprisaram seus papéis em 2019 para o segundo filme estrelado por Jackson.
CARREIRA
Nascido em 9 de julho de 1942 em Rochester, Nova York, Roundtree frequentou brevemente a Southern Illinois University antes de abandonar o curso para seguir a carreira de modelo. No final dos anos 60, ingressou na Negro Ensemble Company e começou a atuar em produções teatrais de Nova York.
Roundtree trabalhou regularmente por mais de 50 anos, com sua atuação icônica em “Shaft”, rica história no cinema de gênero e presença atraente na tela aparecendo em filmes como “Se7en”, “Brick” e “Speed Racer”. Ele desempenhou um papel coadjuvante em “Moving On”, uma comédia estrelada por Lily Tomlin e Jane Fonda que estreou no Festival de Cinema de Toronto no ano passado, antes de ser lançada nos cinemas no verão passado.
Roundtree foi casado duas vezes, primeiro com Mary Jane Grant de 1963 a 1973, depois com Karen M. Cierna, de 1980 a 1998. Ele deixa quatro filhas, Nicole, Tayler, Morgan e Kelli Roundtree, e seu filho, James.