Bombeiros que atuavam nas enchentes na Bahia testam positivo para Covid-19

Militares estavam no interior do estado em operação de resgate

Bombeiros que atuavam nas enchentes na Bahia testam positivo para Covid-19
Bombeiros que atuavam nas enchentes na Bahia testam positivo para Covid-19 - (Foto: Reprodução/CBME-RJ)

19 dos 46 bombeiros militares do Rio de Janeiro que estavam na operação em apoio às vítimas das enchentes na Bahia testaram positivo para Covid-19 e estão isolados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou no domingo (2), que recebeu uma solicitação na base dos militares que alguns teriam se queixado de sintomas gripais no sudoeste baiano, em Vitória da Conquista.

Após a confirmação do resultado, eles foram isolados em um hotel disponibilizado pelo governo da Bahia. Além dos agentes, o Rio enviou 20 embarcações, materiais para socorros em inundações e soterramentos e kits de primeiros socorros. No grupo estão especialistas em desastres, guarda-vidas, operadores de embarcações e profissionais de atendimento pré-hospitalar.

Já nesta segunda-feira (3), a corporação informou que os membros que não tiveram diagnóstico vão realizar o exame RT-PCR para detecção do vírus.

Chuva na Bahia

As chuvas que afetam o estado baiano, segundo o governador Rui Costa (PT), é “pior desastre da história da Bahia”.  Dados divulgados pela Defesa Civil da Bahia mostram que 25 pessoas morreram e 514 ficaram feridas devido aos desastres causados pelas fortes chuvas que acometem a região.

Além disso, cerca de 643.068 foram atingidas e 91.806 precisaram sair temporária de suas residências. Das 163 cidades afetadas, 151 decretaram estado de emergência e 37.035 pessoas estão desabrigadas.