Brasil registra 14.424 casos e 612 mortes por Covid-19 em 24 horas

Alta nos óbitos foi causada por dados represados do estado de São Paulo. Média móvel de mortes continua em queda

Brasil registra 303 mortes por Covid e chega a 614 mil vidas perdidas
Brasil registra 303 mortes por Covid e chega a 614 mil vidas perdidas - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O Brasil registrou 14.424 casos e 612 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com os números registrados nesta sexta-feira (12), o país chegou a 610.935 óbitos e a 21.940.950 pessoas infectadas pelo coronavírus. O aumento no número de mortes foi causado por problema no sistema em São Paulo, o que acabou represando dados e registrando 414 óbitos em apenas um dia.

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, os dados trazem “um acumulado de diversas semanas epidemiológicas, que após as mudanças do sistema Sivep-gripe do Ministério da Saúde tinham ficado represados”. A pasta informou ainda que questionou o ministério sobre haver instabilidade ou anormalidade no sistema e que a resposta teria sido de que haveria uma atualização.

O ministério, por sua vez, afirma que o sistema “não ficou fora do ar, mas apresentou pontuais instabilidades que vem sendo solucionadas diariamente. Sistemas de informação desse tipo necessitam de alterações e/ou correções rotineiras, conforme as necessidades de respostas da vigilância”.

A média móvel de mortes continua em tendência de queda. Houve uma redução de 17% em relação ao dado de duas semanas atrás. Agora, a média é de 260 óbitos por dia. Já a média móvel de casos está estável e é de 11.381 infecções por dia.

Os dados foram coletados até as 20 horas pelo consórcio de imprensa, formado pela S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Com informações de FolhaPress