Anápolis vive surto de dengue com mais de 3,7 mil casos notificados
De janeiro a março houve um aumento de 200% de casos em relação ao ano anterior

O último boletim epidemiológico da Dengue, apontou que Anápolis teve um aumento acima do esperado no número de casos notificados da doença nos últimos meses. De acordo com a secretaria municipal de saúde o avanço foi de 3776 infectados, de janeiro a março desse ano, o que representa 200% de aumento se comparado ao mesmo período do ano passado.
Para a reportagem do Mais Anápolis, a gerente de endemias da Semusa, Patrícia Godói, explicou quais são os procedimentos que acontecem quando agentes encontram casas em condições que contribuem com esse surto,
“Os agentes fazem a visita, dependendo da situação eles notificam os órgãos competentes, os órgãos vão até o local, dão um prazo para limpeza se isso não acontecer podem ser autuados”, explica.
Ainda de acordo com os dados da secretaria, em cerca de 80% das casas visitadas pelos agentes, são encontrados criadouros do mosquito Aedes Aegypti. E que em muitos desses casos há responsabilização do morador
Dentre as medidas adotadas pelo município, a gerente de endemias destaca o aumento de vistorias na cidade. Segundo a Semusa a principal consequência desse aumento é a sobrecarga das unidades de saúde da rede, que têm sido bastante procuradas por pacientes.
O levantamento feito pela gerência de endemias mostra ainda só neste mês de março, 10 mil crianças foram atendidas, um volume bem acima da média mensal, que gira em torno de 4,2 mil atendimentos. “Devido ao período chuvoso, à sazonalidade e ao ciclo do mosquito, que aumenta a sua incidência a cada dois anos, o crescimento em 2022 é inevitável”, explica o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola.