Aparecida recebe 2200 doses de vacina CronaVac
Lote faz parte de mais de 76 mil doses que foram recebidas pelo estado de Goiás pelo Governo Federal nesta quarta-feira

A distribuição das mais de 76 mil doses da vacina CoronaVac destinadas a Goiás pelo Governo Federal para serem repassadas aos municípios goianos teve início nesta quarta-feira (3). Aparecida de Goiânia recebeu 2200 doses do imunizante para aplicação da primeira dose na população. Esta é quinta remessa de vacina distribuída pelo Governo Federal às Unidades Federativas e redistribuídas aos municípios.
O Governo de Goiás recebeu as vacinas na madrugada desta quarta-feira (3). O novo lote vai possibilitar a vacinação de mais 38 mil pessoas. O restante das doses será reservado para a segunda aplicação. A prioridade desta remessa será para a finalização da etapa de imunização da população goiana com idade superior a 79 anos. De acordo com Secretaria de Estado de Saúde, a faixa etária poderá ser reduzida, gradativamente, caso os municípios já tenham vacinado todo esse grupo.
As vacinas fabricadas pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegaram pelo Aeroporto Internacional Santa Genoveva, na capital. O carregamento seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Jardim Santo Antônio, em Goiânia. Após a confirmação da quantidade recebida, a SES iniciou a distribuição para todas as 18 Regionais de Saúde, que devem repassar as vacinas aos municípios.
Segundo os dados da SES obtidos pelo Mais Goiás, o estado já recebeu 514.480 vacinas, sendo 395.480 doses da CoronaVac. Goiás recebeu 183.080 na primeira remessa, em 18 de janeiro, 29.800, em 25 do mesmo mês, 77.800 em 07 de fevereiro e 28.800 no último dia 24. Além das doses da CoronaVac, o Governo Estadual recebeu mais 119 mil porções da Oxford/AstraZeneca.
Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 2,5 milhões de doses da vacina foram distribuídas às Unidades Federativas de todo país. Ainda segundo a pasta, o lote deve ser destinado à vacinação do restante dos trabalhadores da saúde, indígenas do estado do Amazonas e pessoas com idade entre 80 e 84 anos. O novo lote corresponde à entrega de duas doses. Portanto, a administração dos estados e municípios devem reservar a segunda dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada no período de duas a quatro semanas depois da aplicação da primeira.