São Paulo

Após criar impasse com governo federal, Bolsonaro chega à Agrishow ao lado de Tarcísio

Presença do ex-presidente em feira agropecuária debelou crise com o governo, e culminou no cancelamento da cerimônia de abertura do evento

Em sua primeira viagem pelo Brasil depois do autoexílio nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou nesta segunda-feira à Agrishow, maior feira agrícola do país, acompanhado do governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O evento é realizado em Ribeirão Preto (SP).

Bolsonaro está acompanhado do ex-ministro do Meio Ambiente e hoje deputado federal Ricardo Salles (PL), seu candidato a disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024, além de outros aliados.

O público do evento é considerado um de seus redutos mais fiéis. No ano passado, Bolsonaro também marcou presença na feira e teve recepção calorosa do público. O alinhamento do setor, aliás, foi gancho para uma crise gerada entre a feira e o governo federal na última semana.

Bolsonaro deveria participar da abertura do evento às 9h, mas a cerimônia foi cancelada após a crise gerada com o governo federal.

A organização da feira diz que a decisão se deu “em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura”, sem maiores explicações.

O anúncio ocorreu dois dias atrás, após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmar que foi “desconvidado” após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter confirmado presença.

Na sexta-feira, o governo disse que o Banco do Brasil iria retirar o patrocínio da Agrishow.