‘Barriga de chopp’ causa danos cardíacos graves em homens; veja se a sua já traz riscos
É possível fazer teste em casa com uma fita métrica

A “barriga de chopp”, ou “barriga de cerveja” como é conhecida a obesidade abdominal, foi associada a uma mudança estrutural do coração, segundo novo estudo. Os pesquisadores observaram que o músculo cardíaco engrossa, mas o tamanho geral do coração não aumenta.
- Cardiologistas revelam a fruta ideal para comer todos os dias pela manhã; saiba qual e por quê
“As câmaras internas diminuem de tamanho, fazendo com que o coração comporte e bombeie menos sangue. Esse padrão prejudica a capacidade do coração de relaxar adequadamente, o que eventualmente pode levar à insuficiência cardíaca”, afirma a autora principal do estudo, Jennifer Erley.
A obesidade abdominal reflete um acúmulo de gordura visceral, que se armazena profundamente ao redor dos órgãos internos e está fortemente associada a efeitos cardiovasculares nocivos. De acordo com o IMC, 69% dos homens e 56% das mulheres no estudo estavam com sobrepeso ou obesos. Utilizando a relação cintura-quadril (RCQ), 91% dos homens e 64% das mulheres atendiam aos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para obesidade.
- Quais são os piores alimentos para o café da manhã? Veja o que evitar
No estudo, foi observado que a “barriga de cerveja” causava o espessamento do músculo cardíaco. Os homens eram os maiores atingidos pela mudança e ela se dava em maior escala no ventrículo direito, responsável por bombear o sangue para os pulmões.
Segundo os pesquisadores, isso pode refletir um estresse cardíaco precoce relacionado à forma como a gordura abdominal afeta a respiração e a pressão pulmonar. Além disso, a “barriga de chopp” também foi associada a alterações sutis no tecido cardíaco em homens, detectáveis apenas com ressonância magnética cardíaca avançada.
- Veja quais carnes não devem ser grelhadas por risco de câncer
“Os pacientes do sexo masculino podem ser mais vulneráveis aos efeitos estruturais da obesidade no coração, uma descoberta não amplamente relatada em estudos anteriores. Em vez de se concentrarem na redução do peso total, os adultos de meia-idade devem se concentrar na prevenção do acúmulo de gordura abdominal por meio de exercícios regulares, uma dieta equilibrada e intervenção médica oportuna, se necessário”, explica Erley.
‘Barriga de chopp’ causa danos cardíacos graves em homens; veja se a sua já traz riscos
Como calcular a relação cintura-quadril (RCQ) em casa?
É possível fazer isso em casa, com apenas uma fita métrica. Veja passo a passo:
- Faça a medição da circunferência da cintura no ponto mais estreito (ou seja, a menor parte da cintura);
- Depois faça a medição da circunferência do quadril na parte mais larga;
- Divida o primeiro valor pelo segundo;
- Uma relação acima de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres é um indicador de obesidade abdominal e está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, de acordo com a OMS.
- Faça um churrasco perfeito com essas dicas que todo churrasqueiro precisa saber