comprinhas

Black Friday: veja quais são os melhores horários para compras com descontos

Confira dicas para aproveitar a data e monitorar preços

Os consumidores que querem aproveitar ao máximo a temporada de promoções já estão de olho na Black Friday 2025, e entender quais são os melhores horários para compras com descontos pode fazer toda a diferença. Levando em conta o comportamento do varejo e os dados das edições anteriores, especialistas apontam que o período entre 22h da sexta-feira (28) e 1h do sábado (29) deve concentrar as ofertas mais agressivas neste ano, repetindo uma tendência já observada. Nesse intervalo, o desconto médio já chegou a 36% — o maior do dia.

Nos três últimos anos, o pico de promoções da sexta-feira também ocorreu por volta das 17h, com média de quase 200 ofertas e cerca de 34% de desconto. Às 15h, o volume também foi alto, com média de 192 promoções e 35% de redução nos preços.

Embora as promoções antecipadas ganhem força a cada ano, o varejo ainda concentra suas melhores ofertas na sexta-feira oficial. A data marca o início informal das compras de Natal e setores como o de moda usam o momento para liquidar estoques e abrir espaço para as coleções de fim de ano, o que aumenta os descontos.

Melhores horários para comprar

Roupas e calçados femininos
A quinta-feira concentra os melhores horários, especialmente às 14h, com média de 11 promoções e desconto de 44%, e às 22h, com o mesmo pico de ofertas. Também vale ficar atento às promoções na sexta-feira, principalmente às 17h. A média é de 16 ofertas, com abatimento de 38%.

Roupas e calçados masculinos
O pico de promoções acontece das 18h às 19h de sexta-feira, com média de 16 ofertas e desconto de 56%. Outro momento bom para a categoria acontece das 18h às 19h de quinta-feira, com média de 15 ofertas e 48% de abatimento.

Smartphones
O início da noite de quinta-feira concentra o maior volume de ofertas: entre 18h e 19h, o pico registra 15 oportunidades e desconto médio de 48%. Na sequência, o destaque fica para a primeira hora de sexta-feira, entre 0h e 1h, com média de 14 ofertas e redução de 32%.

Informática (computadores, notebooks e outros)
Os horários de pico vão das 10h de quinta-feira até a 1h da sexta-feira. O melhor momento ocorre na quinta-feira, às 22h, quando a média chega a 35 ofertas e desconto de 34%. Outro destaque é entre 0h e 1h de sexta-feira, com 28 ofertas e redução média de 33%.

TVS , fones de ouvido e caixas de som
A chance de encontrar promoções é maior entre 10h de quinta-feira e 1h de sexta-feira, com picos de 21 ofertas às 22h de quinta-feira e 11 ofertas com desconto de 26% à meia-noite de sexta-feira.

Eletrodomésticos
Entre 19h e 20h de quinta-feira a quantidade de ofertas chega a uma média de 12, com desconto de 29%. Outro bom horário para comprar é entre meia-noite e 1h da manhã de sexta-feira, que conta com 11 ofertas em média e desconto de 26%.

Games
A meia-noite da quinta é o melhor horário para encontrar promoções, com uma média de 20 ofertas e desconto de 66%. Já na sexta-feira, entre meia-noite e 1h, o volume de ofertas volta a crescer, chegando a 17 e 54% de desconto médio.

*Dados refrentes à novembro abrangem o período de 1º a 15 do mês – Fonte: Promobit

E a Cyber Monday?

Logo após a sexta-feira, vem a Cyber Monday, que em 2025 cai no dia 1º de dezembro. A data costuma oferecer foco especial em eletrônicos, softwares e serviços digitais — ideal para quem pensa em comprar um novo notebook, videogame ou assinatura premium.

Seja de madrugada ou no fim da tarde, acompanhar preços com antecedência continua sendo o melhor caminho para garantir se a promoção é real. Aproveitar é bom — mas com estratégia é ainda melhor.

Como monitorar preços e evitar golpes

Na Black Friday 2025 consumidores devem se preparar para garantir descontos reais e evitar cair em armadilhas. Para fugir da “black fraude” — quando lojas aumentam preços antes das promoções e depois voltam ao valor original, simulando desconto — a dica é começar a Continue lendo…

*Com informações do EXTRA