Bolsonaro deve ter alta hospitalar nesta quinta (1º), dizem médicos
Ex-presidente Jair Bolsonaro está internado desde o dia 24 de dezembro no hospital DF Star, em Brasília

Internado no hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 24 de dezembro para correção de uma hérnia inguinal bilateral, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta nesta quinta-feira (1º). A informação foi dada por volta das 15h de hoje por dois médicos que acompanham a evolução do quadro clínico do paciente, Brasil Ramos Caiado e Cláudio Birolini.
Além do procedimento cirúrgico principal e voltado para hérnia, que aconteceu no dia 25 de dezembro, Bolsonaro passou por outras três intervenções destinadas à aplicação de substância anestésica na região do nervo frênico, com objetivo de alterar o funcionamento do diafragma do paciente e diminuir as crises de soluços. Nas três intervenções, o resultado foi praticamente o mesmo: houve melhoras pontuais, mas o problema não foi eliminado.
- Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no Natal
- Cirurgia de Bolsonaro aconteceu dentro do previsto e sem intercorrências, diz médico
A junta médica informou ter realizado uma endoscopia na última quarta-feira (30) que constatou grastrite e esofagite erosiva. “Suspeitamos que a esofagite seja a causadora dos soluços”, informou Brasil Caiado. “Hoje estamos finalizando a proposta terapêutica que havíamos feito”.
Novos exames serão feitos nesta quinta e, caso o quadro observado hoje seja confirmado, a junta informará a Superintendência da Polícia Federal para que o ex-presidente seja removido de volta para carceragem. Ainda não há uma previsão de horário para o traslado acontecer.
“Ele está mais disciplinado e entendeu a importância de contribuir com hábitos alimentares mais saudáveis. O paciente entendeu que ele precisa comer de forma mais fracionada, não deitar depois de comer, cuidados dessa natureza”, complementou Caiado.