Socorro

Bombeiro goiano salva paraplégico de afogamento em Fortaleza

A vítima, identificada como Fausto, nadava na Praia do Havaizinho quando foi arrastada pelas ondas

O soldado Thiago Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), salvou um homem paraplégico de afogamento na manhã deste sábado (9) na Praia do Havaizinho, em Fortaleza (CE). O militar estava na cidade para participar do Congresso Nacional dos Bombeiros e já havia encerrado suas atividades quando presenciou a ocorrência.

A vítima, identificada como Fausto, nadava no local conhecido por ser um ponto de surfe quando foi arrastada pelas ondas e não conseguiu retornar à orla. Segundo o bombeiro, o homem apresentava sinais de exaustão e não respondia durante o resgate.

“Eu estranhei pois ele estava respirando mas não me respondia e nem me auxiliava na remoção dele do mar”, disse o soldado Pereira, que completou: “Só percebi que ele era paraplégico quando chegamos na areia. Só aí que ele se estabilizou e foi me explicar sua situação”, completou.

O soldado conseguiu retirar Fausto do mar e arrastá-lo até a calçada. Apenas ao chegar à areia o militar percebeu que a vítima era paraplégica. Pereira, que também é triatleta, afirmou que as condições do mar tornaram a ação difícil, mas que se sente preparado para atuar em situações de emergência.