MONKEYPOX

Brasil tem 696 casos de varíola dos macacos; Goiás 14, diz Ministério da Saúde

Secretaria de Estado de Saúde fala em 12 casos confirmados e um provável

O Ministério da Saúde confirmou 696 casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil, nesta sexta-feira (22). Destes, são 506 infectados em São Paulo e 14 em Goiás. A informação foi divulgada pelo portal Metropoles.

Dados da secretaria de Saúde do Estado, contudo, ainda revelam 12 casos, conforme boletim desta sexta. Seriam nove em Goiânia, dois em Aparecida e um em Inhumas. Além disso, no documento há mais um provável contaminado na capital. No horário que o documento foi divulgado o Brasil tinha registro de 607 confirmados – e não 696.

Outros Estados que já confirmaram a doença são: Rio de Janeiro (102), Minas Gerais (33), Distrito Federal (13), Paraná (11), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Segundo nota do Ministério, “a pasta segue em articulação direta com os Estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.

Destaca-se, a monkeypox tem como sintomas iniciais dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Em seguida, a varíola dos macacos evolui para um quadro com aparição de lesões no corpo em formato de bolhas. Ela é transmitida, principalmente, pelo contato direto com essas feridas, mas também por gotículas respiratórias. Neste caso, é preciso estar próximo ao doente.