COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Caiado chega a 15% em pesquisa sobre corrida presidencial em um dos cenários

Governador de Goiás se consolida como um dos nomes mais competitivos entre os presidenciáveis do campo da direita e aparece à frente de Zema e Ratinho Jr. em cenário estimulado

A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (24/10) aponta avanço da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República. O goiano chegou a 15,3% das intenções de voto em cenário estimulado, superando outros governadores que também são cotados para a disputa de 2026 e se posicionando como o nome mais competitivo do campo da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição.

No cenário em que aparecem também os governadores Romeu Zema (Novo) e Ratinho Jr. (PSD), Caiado ocupa a segunda colocação com 15,3%. Zema surge com 10,6% e Ratinho Jr. com 10,4%, ambos em empate técnico e atrás do gestor goiano. Lula lidera com 51%, enquanto brancos, nulos e indecisos somam 12,8%.

O levantamento mostra que Caiado tem desempenho expressivo mesmo vindo de um estado com menor peso eleitoral que Minas Gerais e Paraná. O resultado reforça a avaliação de que o governador goiano rompe barreiras regionais e amplia sua influência nacional. Ele tem defendido a existência de múltiplas candidaturas da direita no primeiro turno, estratégia que, segundo avalia, amplia as chances de vitória contra Lula.

Em outro cenário medido pela AtlasIntel, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato, Caiado aparece com 6% das intenções. Lula lidera com 51,3%, seguido de Tarcísio com 30,4%. Neste mesmo quadro, Ratinho Jr. marca 3% e Zema 2,5%, ambos novamente atrás do governador de Goiás.

Quando o nome testado é o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que marca 26,2%, Caiado registra 9,1%, acima dos percentuais de Ratinho Jr. (5,1%) e Zema (4,6%). O petista mantém a liderança com 51%.

A pesquisa também simulou segundo turno. Nesse cenário, Caiado aparece com 36%, contra 52% de Lula. Os números também colocam o goiano à frente dos demais governadores da direita nas simulações de confronto direto com o presidente.

O levantamento da AtlasIntel foi realizado com 14.063 entrevistas online, entre 15 e 19 de outubro, e possui margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.