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Chocolate Trento vira hit nas redes e consumidores temem aumento de preço por causa da popularidade

Fabricante fala que reajuste depende de fatores 'além da boa vontade'

Grazielle J., de 17 anos, está preocupada. “Hoje em dia, todo mundo já sabe o que é Trento“, diz a carioca, que cursa o ensino médio e trabalha como atendente de pet shop em Queimados, na Baixada Fluminense. “As pessoas estão comprando cada vez mais, e em breve o preço aumentará demais”, reclama. Fabricado pela gaúcha Peccin, o chocolate Trento se tornou um fenômeno nas redes sociais.

“Sinto que o sabor do chocolate não é enjoativo, e não deixa aquele gosto ruim na garganta depois de comer. Ele é atualmente o meu favorito”, afirma Grazielle. “Quase todos os dias eu compro”, acrescenta.

O professor e escritor Gabriel Biasetto, de 26 anos, de Bragança Paulista (SP), também tenta se conter, mas já chegou a comer dez Trento em um único dia.

“Normalmente, esses chocolates waffle têm um gosto meio artificial. O Trento, não. Ele não tem gosto de manteiga ou chocolate hidrogenado”, opina Gabriel.

Carlos Scarpa, diretor comercial da Peccin, explica que o Trento já foi fabricado com 38% de cacau em sua formulação, um número acima dos 25% exigidos pela legislação brasileira para ser considerado chocolate, e não “chocolate fantasia”. E que seguirá assim para sempre.

“Hoje em dia, existe um novo ‘compound’ que é um chocolate hidrogenado, uma ‘gordura sabor chocolate’. Muitas marcas grandes estão adotando isso”, diz Scarpa, que acredita que a concorrência esteja de olho em copiar o carro-chefe da Peccin. “Mas nenhuma outra marca consegue porque não usa esse percentual de cacau.”

O diretor comercial da Peccin diz que a empresa “continuará lutando por um preço justo“. “O cacau e o açúcar são indexados pela bolsa de valores de Nova York, e ambos fazem parte da receita e estão aumentando no mercado. O aumento de preço não se deve ao reconhecimento da marca ou à sua participação no mercado, mas à questão inflacionária”, afirma Scarpa.

Segundo ele, a Peccin tinha um aumento de preço programado para este mês, mas mudou de ideia. “Achamos que vale a pena evitar que o produto fique caro e perca esse consumidor, então estamos segurando. Mas não depende apenas da nossa boa vontade.”

Atualmente, o Trento possui 13 sabores, incluindo a linha Sobremesas, e em janeiro de 2024 lançará novos produtos.

“Vamos inovar na embalagem e introduzir novos sabores exclusivos”, promete Scarpa, que diz que a marca está atenta às sugestões de novos sabores enviadas pelos consumidores em seus perfis nas redes sociais. “Pode enviar, nós lemos”, afirma.

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*Com informações da Folha de São Paulo