Cidade em Goiás surpreende com crescimento populacional acima da média; veja qual
Taxa é quase quatro vezes maior do que a média da região metropolitana

Um município com pouco mais de 20 mil habitantes na região metropolitana de Goiânia, vive uma transformação acelerada. A cidade tem atraído novos moradores e comerciantes graças à proximidade com a capital, aos novos acessos viários, à infraestrutura em expansão e à qualidade de vida. Segundo estimativa do IBGE para 2025, esse movimento impulsionou uma taxa de crescimento populacional quase quatro vezes maior do que a média da própria região metropolitana, colocando o município entre os que mais crescem em Goiás.
- Ranking mostra as 10 maiores empresas de Goiás; veja quais são e quanto faturam
- Pito Aceso, Paletó Rasgado, Cavalo Queimado: veja os apelidos mais curiosos das cidades goianas
Segundo o IBGE, Abadia de Goiás foi o que mais cresceu em número de domicílios no país entre 2010 e 2022 — quase 200%. Agora, as novas estimativas apontam que esse ritmo continua forte: a população já passa dos 22 mil moradores em 2025, um aumento estimado de 4,02% ao ano. O índice é quatro vezes maior que o crescimento médio de Goiás (1%) e da própria região metropolitana (1,07%).
Entre o centro histórico e a divisa com Aparecida de Goiânia, novos galpões, casas e comércios têm mudado a paisagem e impulsionado a chegada de famílias interessadas em morar perto da capital, mas com custo mais baixo e rotina mais tranquila.
- Valor de viagem para cidade em Goiás é um dos 10 mais pesquisados no Brasil; saiba qual
O empresário José Lico Salviano, do ramo de materiais de construção, é um dos que notaram essa mudança. Ele decidiu ampliar a loja e mudar o ponto comercial para uma área que vem concentrando novos empreendimentos. “O acesso melhorou e a região está crescendo muito. As vendas acompanharam esse ritmo”, afirma.
Moradores também relatam que o aumento da infraestrutura tem estimulado a migração para Abadia de Goiás.
- Cidade em Goiás é a mais espírita do Brasil; veja qual é
Construtoras também passaram a investir em Abadia, impulsionadas pela demanda. Projetos habitacionais têm sido rapidamente absorvidos pelo mercado, com unidades vendidas antes mesmo da conclusão das obras. Para empresas do setor, o preço mais acessível e o novo perfil de moradores ajudam a explicar a procura.
Um dos fatores centrais dessa expansão é a avenida construída entre as regiões central e sul do município, ligação viabilizada pela iniciativa privada. São quatro quilômetros que conectam as rodovias GO-040 e GO-060 e reduziram o tempo de deslocamento até Goiânia. A melhoria permitiu ainda a implantação de novas linhas de ônibus pela CMTC, integrando a cidade ao transporte metropolitano.
- Saiba qual cidade de Goiás quer entrar para o Guinness Book com a ‘maior caipirinha do mundo’
- Goiás tem duas cidades entre as maiores produtoras agrícolas do Brasil; veja quais
Sobre o bairro em expansão
Entre as áreas que mais têm recebido moradores está o bairro planejado Reserva do Bosque, aprovado em 2018 e projetado para abrigar até 3.650 famílias. O loteamento está na última etapa de comercialização e inclui ligações viárias que facilitaram a mobilidade dentro do município.
O bairro também terá um parque urbano de 88 mil m² — o Parque do Lago — com lago, ciclovia, quadras e áreas de convivência. Mesmo com 30% das obras concluídas, o local já atrai moradores. A previsão é que o espaço esteja totalmente finalizado até o fim de 2025.
- VÍDEO: Cemitério reaparece após mais de 30 anos submerso em lago de Goiás
- Prefeitura de Abadia é acusada de usar garis como ‘falsos guardas municipais’