ILEGALIDADE

Clínicas de estética que usavam produtos vencidos e proibidos são fechadas no Rio

A Polícia Civil e o Procon do Rio de Janeiro fecharam uma clínica de estética…

A Polícia Civil e o Procon do Rio de Janeiro fecharam uma clínica de estética na Barra da Tijuca e quatro em Madureira. De acordo com a corporação, duas mulheres foram presas por procedimentos estéticos fora das regulamentações e sem autorização.

Na ação foram encontrados produtos que não são autorizados pela Anvisa e medicamentos fora do prazo de validade. Alguns materiais eram contrabandeados da Coreia e eram revendidos para outras clínicas, segundo o G1.

Os agentes encontraram em um dos locais medicamentos proibidos pela Anvisa desde 2002, indicados para tratar e prevenir embolia gordurosa, que é a obstrução dos vasos sanguíneos ocasionada por gotículas de gordura.

Segundo a polícia, o produto que não tem comprovação, era usado irregularmente para reduzir gorduras localizadas e tratamentos estéticos.

Em outra clínica foi encontrado uma câmara de bronzeamento artificial, cuja utilização também é proibida. O aparelho foi apreendido pelos policiais, assim como os demais itens utilizados durante o procedimento.

Duas mulheres presas

Na ação da polícia, duas mulheres  identificadas como responsáveis por dois dos estabelecimentos foram presas pela prática de crimes contra as relações de consumo e saúde pública.

Todas as clínicas foram interditadas até que se enquadrem dentro das normativas sanitárias e regulatórias.