Símbolo

Conheça a verdadeira história por trás de ‘Jingle Bells’, o hino do Natal

Canção foi composta pelo americano James Lord Pierpont

A canção “Jingle Bells”, conhecida no Brasil como “Bate o Sino”, não surgiu como música de Natal. De acordo com a Revista Veja, a composição foi lançada em 1857 com o título “One Horse Open Sleigh” e tratava de corridas de trenó na cidade natal de seu autor, o americano James Lord Pierpont, em Boston. Dois anos depois, a obra voltou ao público com o nome pelo qual se tornou conhecida.

A trajetória do compositor inclui episódios que marcaram sua vida antes do sucesso da música. Pierpont era tio do banqueiro JP Morgan e viajou para a Califórnia motivado pela corrida do ouro. Sem conseguir fortuna, retornou a Boston e, posteriormente, mudou-se para Savannah, no sul do país, durante a Guerra Civil. Na época, chegou a se alistar no exército confederado.

Com o tempo, “Jingle Bells” passou a ser cantada no período natalino e ganhou espaço nas comemorações. Em dezembro de 1965, nove dias antes do Natal, dois astronautas da missão Gemini 6 executaram a música em uma gaita a bordo da espaçonave, tornando-a a primeira canção tocada fora da Terra.

No Brasil, a versão em português foi escrita por Evaldo Rui e gravada por João Dias na Odeon em 4 de outubro de 1951. O lançamento ocorreu em dezembro daquele ano.