Mudança

Copa do Brasil passará a dar duas vagas para a Libertadores; entenda

CBF ainda não definiu se vaga será direta ou indireta

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta quinta-feira (11/12) uma mudança significativa no futebol brasileiro. A partir de 2026, a Copa do Brasil dará também uma vaga para o vice-campeão, não mais apenas uma, como é atualmente, onde apenas o vencedor se classifica para o torneio continental.

Atualmente, seis equipes se classificam para a Libertadores pelo Brasileirão, sendo quatro de forma direta (fase de grupos) e duas de forma indireta (a chamada “pré-libertadores).

A CBF informou que ainda estuda se o vice-campeão receberá uma vaga direta ou indireta. A entidade também disse que a forma de divisão caso os finalistas da Copa do Brasil já tenham se classicado para a Libertadores antes da final.

A mudança foi debatida e aprovada pelo Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (10/12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Este foi o primeiro conselho realizado na gestão do presidente Samir Xaud, e foi realizada em dezembro devido devido à antecipação do Brasileirão de 2026, que começa em janeiro.

Leia também: Times da Série A 2026 defendem gramado sintético; saiba quais são