É fake: vídeo com informações falsas sobre a barragem do João Leite circula no Whatsapp
Video com informações falsas exibe imagens de uma barragem em Itumbiara e diz que é a do João Leite, em Goiânia

Circula no Whatsapp, desde a última terça-feira (14), vídeo com notícias falsas sobre a barragem do João Leite, em Goiânia.
Esse vídeo mostra uma barragem com transbordamento de água e uma voz afirma que o rompimento vai acontecer.
A Saneago e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esclareceram que a informação é mentirosa. Primeiro, porque a barragem filmada fica em Itumbiara. Segundo porque o transbordamento não significa risco. Na verdade, costuma ocorrer sempre que o volume de água do reservatório aumenta com as chuvas.
“O acompanhamento da barragem do João Leite é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, por uma equipe de técnicos capacitados e monitorados regularmente também pela Gerência de Segurança de Barragens da Semad. Em todo o seu histórico, a unidade nunca apresentou qualquer sinal de problemas na estrutura”, diz a nota do governo.
Placas
A mesma pessoa mostra, no vídeo, placas com orientações sobre como a população deve agir em caso de problemas com a barragem. A Saneago confirma que instalou essas placas em bairros como Jardim Guanabara, mas que esse procedimento é uma exigência legal que não tem nada a ver com a existência (ou não) de riscos no momento.
“Mesmo sendo segura, a barragem do Ribeirão João Leite conta com um Plano de Ação de Emergência (PAE) – que incluiu a instalação das placas com rota de fuga – elaborado, obedecendo a legislação vigente (em especial a Lei 20.758/2020), em conjunto com a Defesa Civil do Município de Goiânia, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e o Governo de Goiás”, diz a nota.
“A instalação das placas, que está em curso, foi iniciada no último dia 10. Ao todo, serão 480 placas em vários pontos. A instalação das placas foi precedida de um trabalho educativo na área, de porta em porta, explicando aos moradores quanto à segurança da Barragem e tirando todas as dúvidas”, completa o texto.