Prefeitura abre sete mil vagas para EJA em Goiânia
Matrículas podem ser feitas on-line ou presencialmente em escolas municipais; cerca de 7 mil vagas disponíveis

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia abriu mais de 7 mil vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 1° ao 9° ano. As oportunidades são para pessoas com pelo menos 15 anos de idade e que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. As matrículas podem ser feitas de forma on-line, através do e-matrícula, ou presencialmente nas escolas, a partir de 2 de agosto. As aulas têm previsão de início em 3 de agosto.
Interessados em ingressar na EJA podem consultar as escolas e endereços que oferecem a modalidade no site oficial. O endereço é: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/unidades-educacionais-2. O estudante tem a liberdade de se matricular na unidade mais próxima de sua residência ou em outra de sua preferência.
Para realizar a matrícula, é necessário ter pelo menos 15 anos de idade completos. Candidatos que não possuem documentação escolar podem se inscrever desde que apresentem o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesses casos, a instituição realizará uma avaliação e nivelamento do aluno para definir sua turma de acordo com seus conhecimentos.
As aulas acontecem no turno noturno, das 19h às 22h, nas escolas da rede municipal. Nas salas de extensão, há atendimento nos períodos matutino e vespertino, variando de acordo com cada instituição. Os estudantes da EJA que encontrarem dificuldades em acompanhar as aulas têm direito ao Atendimento Individualizado, com atividades dirigidas e acompanhamento de um professor para auxiliar na aprendizagem.
A Educação de Jovens e Adultos possibilita a conclusão do Ensino Fundamental em 6 anos, ao invés dos 9 anos do ensino regular, sendo três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente do 6º ao 9º ano). Além disso, os estudantes com bom desempenho têm a possibilidade de avançar.
As escolas da EJA promovem eventos ao longo do ano para integrar os estudantes, como festas, feiras culturais, passeios e teatros noturnos. Os alunos também têm direito a diversos benefícios, como a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e ambientes culturais, além do Passe Livre Estudantil.