SOLTOU O VERBO

Em série de tuítes, Lula agradece aliados e critica Bolsonaro. “Até hoje não reconheceu derrota”

"Todas as vezes que eu perdi, eu respeitei quem ganhou. E telefonei para o vitorioso para cumprimentar a vitória"

O presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de postagens no Twitter nesta tarde de terça-feira (13). Entre outras coisas, o petista agradeceu os aliados na campanha e criticou o atual chefe do Executivo do País, Jair Bolsonaro.

“Perdi 3 eleições. Nas 3 eu voltei para casa, chorei e me preparei para ganhar a próxima. Um dia eu ganhei. Todas as vezes que eu perdi, eu respeitei quem ganhou. E telefonei para o vitorioso para cumprimentar a vitória. Até hoje o presidente sainte não reconheceu a derrota”, escreveu.

Segundo ele, o grupo a qual Bolsonaro faz parte é ligada a uma organização de extrema-direita que não existe só no Brasil – e cita Donald Trump, ex-presidente dos EUA. “Esse grupo veio para negar a verdade. Dizem defender costumes e a família, mas o que eles mais fazem é negar a defesa das famílias.”

Ele ainda lembrou os processos judiciais contra ele e a prisão. E, apesar de afirmar que não guardará ressentimentos, disse que não esquerá.

“Nunca aceite pagar o preço de um crime que você não cometeu. A mentira que contaram contra mim foi transformada em verdade sem que houvesse uma única cobrança. Foram 5 anos, não foram 5 dias. Foram vidas destruídas. E nós estamos aqui de cabeça erguida. Os que me condenaram, não”, declarou emendou: “Depois do presente que o povo brasileiro me deu nas urnas, eu não tenho direito de sentar na cadeira com ressentimento. Isso não estará na minha governança. Mas não me peçam para eu esquecer.”

Agradecimentos

Em relação aos agradecimentos, Lula citou nominalmente a senadora Simone Tebet (MDB), que disputou a presidência, mas o apoiou no segundo turno. “Agradeço a Simone Tebet e outros que estiveram ao nosso lado na campanha. A palavra gratidão tem que ter um peso especial na nossa vida. É importante aprender a ser grato a aquelas pessoas que, mesmo discordando, escolhem estar ao nosso lado para vencer um inimigo irracional.”

Vale citar, o presidente eleito Lula e o vice Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados na segunda-feira (12). Em discurso marcado pela defesa da democracia, o presidente eleito disse que o diploma é de parte significativa do povo, que reconquistou o direito de viver em democracia no país. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, responsável pelo certificado, também discursou e fez duras críticas a extremistas antidemocráticos.