Em sua 5ª final nos últimos anos, Vila Nova busca título da Copa Verde para consagrar temporada
Em 4 finais que o Vila Nova disputou nos últimos 3 anos, a equipe venceu apenas uma

O Vila Nova irá definir neste sábado (19) o título da Copa Verde 2022. A final será a 5ª do clube nos últimos 3 anos, porém o time quer melhorar o aproveitamento em decisões e de quebra consagrar a temporada 2022, que foi de recuperação. O colorado irá enfrentar o Paysandu neste sábado (19), no Serra Dourada. Na primeira partida, o duelo terminou empatado em 0 a 0.
Atualmente, o aproveitamento do Tigrão em finais nas últimas 3 temporadas é de 25%. Das outras 4 finais que o Vila Nova disputou nos últimos anos, o time soma apenas uma conquista, do Brasileirão Série C de 2020, diante do Remo. O colorado também esteve presente na decisão do Brasileiro de Aspirantes de 2020, contra o Ceará, na final do Goianão 2021, contra o Grêmio Anápolis e na final da Copa Verde 2021, onde duelou contra o Remo.
Vale destacar que todas derrotas do Tigrão nas finais foram em penalidades (Ceará 4 x 2 Vila Nova; Vila Nova 4 x 5 Grêmio Anápolis, Remo 4 x 2 Vila Nova). Porém neste ano, o aproveitamento do colorado em penalidades é bom, foram duas disputas, contra o Guarani, na Copa do Brasil e contra o Real Noroeste, na Copa Verde, nos dois o Vila Nova levou a melhor.
A final da Copa Verde diante do Paysandu também irá servir para consagrar a temporada de recuperação do Vila Nova. Após um início complicado no Brasileirão Série B, onde o time amargou praticamente todo o 1º turno na zona de rebaixamento, o clube finalizou a competição na 13ª colocação e com uma grande campanha no 2º turno, que salvou o time da degola.