BBB 26

Entre dribles e polêmicas, Edilson Capetinha vai em busca de mais um capítulo em sua história, agora no BBB

Jogador fará parte do “camarote” do reality

Campeão mundial de clubes com o Corinthians e campeão do mundo com a Seleção Brasileira, Edilson Capetinha, hoje com 55 anos, volta aos holofotes ao ser anunciado como um dos integrantes do “camarote” do Big Brother Brasil 26. A participação no reality show marca mais um capítulo na trajetória do ex-atacante, conhecido tanto pelas conquistas em campo quanto pelas polêmicas fora dele.

Edilson construiu uma carreira marcante vestindo as camisas dos dois principais rivais do estado de São Paulo. Pelo Palmeiras, disputou 143 partidas, marcou 46 gols e deu uma assistência. Já pelo Corinthians, entrou em campo 152 vezes, balançou as redes em 47 oportunidades e foi peça importante na conquista do Mundial de Clubes de 2000.

Além do destaque no futebol nacional, o ex-jogador também teve passagens pelo exterior, defendendo clubes como Benfica, de Portugal, Kashiwa Reysol, do Japão, e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.

Com a Seleção Brasileira, Edilson integrou o elenco campeão da Copa do Mundo de 2002. Ao todo, vestiu a camisa amarelinha em 23 partidas, marcou cinco gols e distribuiu uma assistência. Ao longo da carreira profissional, soma 711 jogos e 305 gols, além de oito títulos estaduais e três Campeonatos Brasileiros, conquistados em 1993, 1998 e 1999.

Leia também: Edilson Capetinha é preso em Brasília por não pagar pensão alimentícia

Aposentadoria anunciada e interrompida

A aposentadoria foi anunciada em 2007, mas o ex-atacante voltou aos gramados em 2010 para defender o Bahia, onde disputou 15 partidas e marcou dois gols. Em 2016, ainda fez uma última aparição profissional pelo Taboão da Serra, equipe do interior paulista, com dois jogos disputados.

Após encerrar a carreira como jogador, Edilson permaneceu ligado ao futebol como comentarista esportivo, participando de programas como Os Donos da Bola e Jogo Aberto. Conhecido pelo estilo irreverente e opiniões contundentes, chegou a afirmar, em uma de suas declarações mais polêmicas, que se considerava melhor do que o atacante francês Kylian Mbappé, vice-campeão mundial em 2022.

Fora dos gramados, Edilson também se aventurou em outras áreas. Em 2013, participou do quadro Dança dos Famosos, exibido no Domingão do Faustão, na TV Globo.

Briga com treinador

Em novembro de 2025, durante entrevista ao Charla Podcast, o ex-jogador relembrou um episódio ocorrido em 2004, quando defendia o Vitória. Na ocasião, segundo seu relato, entrou armado no centro de treinamento do clube após se recusar a se concentrar para uma partida contra o São Paulo. De acordo com Edilson, no dia seguinte ele retornou ao local e efetuou dois disparos para o alto, afirmando se tratar de uma brincadeira. Ainda segundo o ex-atacante, durante uma reunião para tratar do caso, houve agressão ao então treinador da equipe, Evaristo de Macedo.

Após o episódio, Edilson não atuou na partida contra o São Paulo, que terminou com derrota do Vitória. Apesar do ocorrido, o ex-jogador afirma que a situação foi resolvida posteriormente e que voltou a atuar pelo clube baiano.

Agora, ele estará no BBB 26 como um dos integrantes do grupo Camarote. Solange Couto, Juliano Floss, Aline Campos e Henri Castelli são outras celebridades que estarão no reality pela primeira vez.